Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Treinarmos para viúvos

08.06.2021

Os almoços de domingo que esperem. Vivam os filhos e netos, são o maior antídoto contra o envelhecimento, mas não podem ser (sempre) a prioridade. Felizmente vão cá estar muitos e muitos anos, e nós e/ou a nossa cara-metade talvez não.

Os telhados de vidro da discrepância salarial entre homens e mulheres

25.05.2021

Se esta discrepância salarial significasse que em Portugal as mães estavam realmente mais tempo com os filhos do que as suas congéneres da OCDE, não se perdia tudo, mas infelizmente as nossas crianças passam mais dez horas por semana na creche e no jardim de infância do que a média europeia.

“¿Por qué no te callas?”

11.05.2021

No meio da cacofonia em que vivemos, insistir que o segredo está em saber escutar é meio caminho para a ineficácia — “O nosso bem-estar não vem de escutar ‘per se’, vem do poder de escolher aquilo que realmente queremos ouvir.”

Psicanálise no lugar do passageiro

27.04.2021

Continuamos dependentes de fatores exógenos para vivermos como realmente queríamos, dependentes de bengalas, porque nos sentimos incapazes de dizer mais vezes a palavra Não.

Tirar ideias para o meu funeral

20.04.2021

Não se pinta de anjo, nem de mártir, expõe com toda a sinceridade sentimentos contraditórios que coexistem em todos nós nesta altura: a saudade, a tristeza, mas também o alívio; o desejo genuíno de trocarmos de lugar com o outro, em simultâneo com o impulso de continuarmos a viver...

O custo de pedir conselhos

13.04.2021

Bem vistas as coisas, Hayley Blunden tem um conselho-chave para lhe dar: se sabe que não vai seguir o conselho que solicita, não o peça! É claro que sabe que há grande probabilidade de ninguém lhe dar ouvidos.

Justiça pascal

30.03.2021

Não faço ideia de como é que esta trapalhada se corrige mas se for para não mudar nada, então que haja coragem de na próxima revisão do Código Penal se assumir que ser político, rico ou poderoso é crime público. Assim pelo menos, já sabiam ao que iam.

Harvard Humility

24.03.2021

Filha de médicos, única rapariga entre quatro rapazes, em casa ouviu sempre que as oportunidades eram iguais para todos, o que ia em contracorrente com o que se vivia na Irlanda dos anos 50.

Mulheres procuram-se...

09.03.2021

Na Lei da Paridade de 2006, a pena pelo incumprimento era um corte na subvenção pública da campanha eleitoral, caso alguém desse por isso, enquanto neste momento, pelo menos no papel implica a rejeição de toda a lista. Ou seja a coisa fia mais fino.

Acreditar no primo

02.03.2021

Porque triste é o dia em que os estudantes saem da escola (ou da universidade) com um canudo debaixo do braço, mas a confiar mais nas verdades científicas do primo do que nas dos peritos que podem provar aquilo que afirmam.

Fica a intenção...

23.02.2021

Segundo um estudo do Institute of Fiscal Studies e da UCL, que analisou um universo de 3.500 famílias inglesas em lockdown e teletrabalho, as mãe só conseguiam completar uma hora de trabalho pago ininterrupto por cada três horas dos pais.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio