Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Estou a tornar-me mais inteligente

31.08.2021

Estamos cada vez mais impacientes, mais desejosos de recompensas rápidas. Para não dizer instantâneas. Como é óbvio, transportamos esta exigência para tudo o resto na vida, nas nossas relações pessoais, na escola e no trabalho.

Qual teletrabalho, queremos é telematernidade

17.08.2021

Visivelmente não me consultaram, porque os teria aconselhado a proporem a telematernidade - as mães ficam no emprego de segunda a sexta, gerindo a família por Zoom. Esse, sim, podia ser com a oposição do pai.

Para o próximo vai ser pior

04.08.2021

O cerne da minha terapia é a tomada de consciência de que este ano, o de 2021 é, de facto, e sem qualquer sombra de dúvida, o melhor ano da sua vida. Como será o de 2022, 2023 e por aí adiante, sempre tendo em conta que a outra alternativa à vida é demasiado definitiva e fatal para o gosto de qualquer um de nós.

Um país de corruptos

20.07.2021

Decididamente, em Portugal o problema são os outros — e o “sistema”, claro. Que é uma espécie de outro gigante que serve de desculpa para tudo. Agora que tudo ficou mais claro já posso ir descansada a banhos, na esperança de subornar o rei das bolas de Berlim.

Incluir as funções de mãe no CV

22.06.2021

Mas o que não faltam são estudos a comprovar que as mães revelam qualidades preciosas para as empresas: organização, autoconfiança, disciplina, capacidade de trabalho e de tomada de decisões.

Treinarmos para viúvos

08.06.2021

Os almoços de domingo que esperem. Vivam os filhos e netos, são o maior antídoto contra o envelhecimento, mas não podem ser (sempre) a prioridade. Felizmente vão cá estar muitos e muitos anos, e nós e/ou a nossa cara-metade talvez não.

Os telhados de vidro da discrepância salarial entre homens e mulheres

25.05.2021

Se esta discrepância salarial significasse que em Portugal as mães estavam realmente mais tempo com os filhos do que as suas congéneres da OCDE, não se perdia tudo, mas infelizmente as nossas crianças passam mais dez horas por semana na creche e no jardim de infância do que a média europeia.

“¿Por qué no te callas?”

11.05.2021

No meio da cacofonia em que vivemos, insistir que o segredo está em saber escutar é meio caminho para a ineficácia — “O nosso bem-estar não vem de escutar ‘per se’, vem do poder de escolher aquilo que realmente queremos ouvir.”

Psicanálise no lugar do passageiro

27.04.2021

Continuamos dependentes de fatores exógenos para vivermos como realmente queríamos, dependentes de bengalas, porque nos sentimos incapazes de dizer mais vezes a palavra Não.

Tirar ideias para o meu funeral

20.04.2021

Não se pinta de anjo, nem de mártir, expõe com toda a sinceridade sentimentos contraditórios que coexistem em todos nós nesta altura: a saudade, a tristeza, mas também o alívio; o desejo genuíno de trocarmos de lugar com o outro, em simultâneo com o impulso de continuarmos a viver...

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio