Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

"Digital factories" - como inovar em grandes empresas?

22.01.2017

As grandes empresas em negócios e sectores tradicionais, pelas suas características, não têm vindo a conseguir acompanhar o ritmo de inovação actual. Esta dificuldade em inovar prende-se essencialmente com um conjunto de factores:

FinTechs: implicações para o sector financeiro

21.12.2016

No rescaldo da Web Summit 2016, que trouxe a Portugal um grande número de empresas e investidores ligados ao sector tecnológico, importa reflectir sobre qual o papel que as FinTechs podem desempenhar nas economias modernas e o impacto que a sua oferta (muitas vezes disruptiva) pode ter nos modelos de negócio tradicionais.

Próxima paragem digital: sector da construção

23.10.2016

A transformação digital chegou e rapidamente se está a alastrar à generalidade das indústrias provocando um impacto impossível de ignorar pelos agentes instalados. A dimensão deste impacto tem sido tanto maior quanto menor é a capacidade de adaptação destes agentes.

Ainda há potencial de criação de valor nas compras ("procurement")

19.09.2016

A função compras está cada vez mais madura, com a agregação e a especialização de competências, a implementação de sistemas de qualificação de fornecedores ou o lançamento de plataformas electrónicas – iniciativas que geraram eficiência operacional e aumento de capacidade negocial.

"Bancos, para que vos queremos?"

25.07.2016

O sucesso dos bancos será ditado pela capacidade de adaptação e rapidez de resposta à necessidade de reinventarem o seu modelo de negócio e proposta de valor para os clientes.

"Eu, Robot", um filme já visto? 

26.06.2016

As soluções robóticas têm sido desenvolvidas a elevado ritmo, desde que os gigantes da internet as consideraram "drivers" de expansão.

Indústria 4.0: impacto, reflexão e mobilização 

29.05.2016

A consolidação do conceito de Indústria 4.0, com a implementação de projectos-piloto um pouco por todo o mundo, reforça o interesse para Portugal de um debate que tanto Estados como empresas já promovem internamente, avaliando os impactos do movimento e definindo a estratégia para melhor o aproveitar.

"Industrie 4.0"

01.05.2016

No decorrer da terceira revolução industrial, a automação, massificação da produção e deslocalização de centros produtivos tiveram um papel-chave na optimização de custos e níveis de eficiência, promovendo a sustentabilidade de modelos orientados para a produção.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio