Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As mentes prisioneiras da Reserva Federal

04.11.2013

Antes da paralisação da administração pública dos Estados Unidos ganhar protagonismo na política americana, todas as atenções estavam centradas na provável escolha, por parte do presidente Barack Obama, para a presidência da Reserva Federal. Na verdade, a nomeação da vice-presidente Janet L. Yellen para suceder a Ben Bernanke sublinha um elemento importante: aquilo que costumava ser uma nomeação técnica, que interessava apenas aos economistas mais estudiosos, tornou-se numa grande causa de tensão política, não dividindo apenas os Republicanos e os Democratas (não é preciso muito para que tal aconteça) mas também causando fracturas no Partido Democrata.

Bancos alemães no topo

30.07.2013

A superação da actual crise económica da União Europeia, como quase toda a gente reconhece, exige uma maior integração, com o primeiro passo a assumir a forma de uma união bancária supervisionada pelo Banco Central Europeu. Mas a união bancária da Europa também requer regras uniformes para liquidar instituições financeiras insolventes – e é aqui que está o ponto da discórdia.

Nós, as empresas?

26.06.2013

Os vencedores não são os republicanos ou os democratas, ou mesmo as empresas que os financiam. A vencedora é uma forma corrupta de capitalismo que está a minar a economia norte-americana, tornando-a menos produtiva e minando o sentido de justiça dos cidadãos.

O opiáceo dos mercados de Mario Draghi

28.03.2013

Do ponto de vista da estabilidade europeia, as eleições italianas não podiam ter um resultado pior. O parlamento italiano está dividido entre três forças políticas mutuamente incompatíveis, não sendo nenhuma forte o suficiente para governar sozinha.

Desencadear o programa de compra de dívida

03.12.2012

Se a mais pequena dúvida sobre a eficácia do programa de compra de dívida surgir, o jogo de expectativas vai alterar-se e as obrigações do Tesouro de Espanha e Itália vão rapidamente ser atacadas.

Os barcos em chamas da democracia

08.10.2012

Para os países do Sul da Europa, aderir ao euro foi – explícita ou implicitamente – uma forma de obrigarem os seus cidadãos a aceitar um grau de disciplina orçamental que seriam incapazes de adoptar sozinhos.

Ideias órfãs

17.07.2012

Desde a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, "Citizens United", que proibiu o governo de restringir os gastos políticos independentes das corporações e sindicatos, as preocupações com a influência dos interesses empresariais sobre as eleições nos Estados Unidos têm vindo a crescer.

A tragédia grega, acto II

27.03.2012

Uma tragédia grega é tipicamente composta por três actos. O primeiro acto conta a história. Mas apenas no segundo acto é que a história atinge o seu clímax. Nos dias de hoje, na Grécia, a imposição dos credores privados assumirem perdas "voluntárias" representa apenas o fim do primeiro acto. A verdadeira tragédia ainda não começou.

Os bancos centrais na linha de fogo

05.03.2012

Os governadores dos bancos centrais não deviam apenas estar acima de qualquer suspeição de infracção da lei, mas também aparentar estar acima. Por isso, a decisão de Philipp Hildebrand, Governador do Banco da Suíça, tomada em Janeiro, de se demitir na sequência de alegações que relacionavam a sua mulher com operações cambiais duvidosas, é bem-vinda.

Negociantes eleitos

02.01.2012

Imagine que é um membro eleito da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, durante o debate sobre a reforma do sistema de saúde, que foi aprovado em 2010.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio