Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Devem os bancos centrais ter um mandato verde?

28.07.2021

Envolver os bancos centrais na alocação de dinheiro a empresas ou setores económicos em função do seu compromisso para com o ambiente – comprando dívida de empresas de energia hidroelétrica, mas não de petrolíferas, por exemplo – obriga-os a tomarem decisões políticas que deviam ser da incumbência do governo através do sistema tributário.

As lacunas da Bidenomics

30.06.2021

Os decisores políticos que tentam estimular a economia devem estar mais atentos do que os keynesianos do passado para evitarem a inflação e garantirem que a criação de empregos a nível nacional não é compensada por uma fuga de capacidade produtiva para o exterior.

As novas vestes dos banqueiros centrais

02.06.2021

A linguagem oficial da política macroeconómica continua a ser a política monetária. Qualquer correlação com a política orçamental é, obviamente, pura coincidência.

Sequenciar a recuperação pós-covid

07.05.2021

Hoje, a reforma económica confunde-se muito mais com a recuperação do que quando Keynes fazia a distinção entre as duas. Mas a sua forma de estabelecer o relacionamento é um ponto de partida claro para fazer ambas melhor.

A loucura dos apoios sociais do Reino Unido

29.04.2021

Ainda que o trabalho seja a única forma de escapar da pobreza, o tipo fútil exigido pelo contrato de benefícios do Reino Unido coloca muitos dos membros mais fracos da sociedade num caminho para lugar nenhum.

A revolução silenciosa na política económica

02.03.2021

A pandemia apresenta uma oportunidade para uma discussão pública aberta dessas questões. Espera-se que este debate substitua o sistema de acordos entre pessoas com informação privilegiada e entendimentos subterrâneos que moldaram a nossa sorte económica - ou infortúnio - por muito tempo.

O Brexit era inevitável?

28.01.2021

O principal requisito das democracias de hoje é conceber uma combinação bem-sucedida de localismo e o controlo centralizado necessário para o crescimento económico sustentado e igualdade tolerável de condições. Talvez haja uma forma de a Europa o fazer. O que o Brexit mostra é que ainda não sabemos qual é.

Policiamento da verdade na era de Trump

22.10.2020

Talvez a melhor abordagem seja simplesmente aplicar às plataformas de redes sociais o princípio da ordem pública de que é uma ofensa incitar o ódio racial.

O mito do efeito de exclusão

03.09.2020

Um sistema económico orientado para o mercado que colapsa periodicamente e em que não há responsabilização política é simplesmente perigoso demais.

A economia e a guerra cultural

20.08.2020

A virulência do atual surto de guerra cultural reflete, em parte, a falta de notícias alternativas: os meios de comunicação social não podem viver apenas da pandemia - e o andamento normal da economia, da política e dos assuntos internacionais está suspenso. A "cultura do cancelamento" certamente que não teria a atenção de que foi alvo se houvesse mais (e mais importantes) notícias.

Rumo a uma nova Constituição Orçamental (IV)

31.07.2020

A noção de que as economias tendem naturalmente para o pleno emprego encerra uma certa ortodoxia que os acontecimentos já deveriam ter, por esta altura, desacreditado completamente.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio