pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ações de Luís Filipe Vieira no Benfica compradas a 7,07 euros

O Benfica contesta esta transação, reclamando o direito de preferência pelos títulos, tendo já requerido a "nulidade da venda".

Benfica Euronext Rui Costa
Benfica Euronext Rui Costa Paulo Camara / Cofina Media
07 de Maio de 2025 às 12:50

A posição de 3,28% que Luís Filipe Vieira detinha no Benfica foi vendida em leilão a um grupo, ainda desconhecido, que pagou 7,07 euros por ação. Isto significa que a transação rendeu 5,33 milhões de euros. A SAD liderada por Rui Costa participou no leilão, mas viu o lote ser arrematado por outro comprador.

Em bolsa, as ações negociaram num valor máximo de 3,95 euros, o que significa que este lote de 753.615 ações teria um valor de 2,97 milhões de euros. Ou seja, a transação valorizou os títulos da SAD encarnada em 79%.

Estas ações tinham sido penhoradas pelo Novo Banco e entregues a um agente de execução que agora procedeu à sua venda.

O Benfica constesta esta transação, reclamando o direito de preferência pelos títulos, tendo já requerido a "nulidade da venda".

O Negócios sabe que existe uma leitura contraditória deste direito. Outras partes ligadas ao processo consideram que o referido direito de preferência que Luís Filipe Vieira deu ao Benfica em novembro de 2021 caducou a partir do momento em que as ações foram penhoradas.

As ações do antigo presidente do Benfica foram arrestadas pelo Novo Banco em novembro de 2021, em resultado de uma providência cautelar paralela a uma ação executiva na qual o banco reclamava o pagamento de 7,5 milhões de euros de um financiamento feito à Promovalor. Como a dívida não foi saldada, o Novo Banco acionou as livranças pessoais dadas por Luís Filipe Vieira, entre as quais se incluía a participação na SAD encarnada.

Luís Filipe Vieira foi presidente do Benfica entre novembro de 2003 e julho de 2021, data em que o empresário foi detido, acusado de lesar Estado, o Novo Banco e a Benfica SAD em mais de 100 milhões de euros, em supostos crimes praticados desde 2014 até 2021. A operação então desencadeada pela Polícia Judiciária foi batizada como Cartão Vermelho.

Atualmente, o Sport Lisboa e Benfica — Futebol possui 40% do capital e 23,65% estão nas mãos do Sport Lisboa e Benfica SGPS. José António dos Santos detém 13,67% diretamente da SAD, a que soma outros 2,71%, através do Grupo Valouro SGPS, de que é um dos donos. A outra posição qualificada era precisamente a de Luís Filipe Vieira, entretanto arrestada pelo Novo Banco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio