Kia Carens: Boa surpresa!
A quarta geração do Kia Carens, que foi apresentada oficialmente no Salão de Paris em 2012, chega agora ao mercado nacional com ambiciosas pretensões
€26.581*
Kia Carens 1.7 CRDi ISG
Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro tranversal, turbo diesel 'common rail', sistema ISG (idle stop & go)
Cilindrada: 1.685cc
Potência: 136cv às 4.000rpm
Binário: 330Nm (1.750-2.500rpm)
Velocidade máxima: 191km/h
Aceleração 0-100km/h: 10,4 seg.
Tracção: dianteira, 4x2
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 5,9l/100km
Consumo extra-urbano: 4,6l/100km
Consumo combinado: 5,0l/100km
Emissões CO2: 132g/km (Euro V)
*Preço promocional da versão:
TX - €26.581 (€29.581)
Preço promocional da versão:
TX Auto - €29.581 (€32.581)
A quarta geração do Kia Carens, que foi apresentada oficialmente no Salão de Paris em 2012, chega agora ao mercado nacional com ambiciosas pretensões - e argumentos não lhe faltam -, no mercado concorrencial dos "crossovers" compactos, uma definição da própria marca, muito embora na sua aparência exterior e na funcionalidade interior o modelo não esconda a sua aproximação ao segmento dos monovolumes.
"Crossover" ou monovolume, o certo é que o novo Carens é mais uma agradável surpresa a que a Kia nos tem vindo a habituar, nos últimos tempos, na sua até agora bem-sucedida caminhada estratégica de conquista do mercado europeu, onde pretende integrar o "top 10" dos fabricantes.
Contrariamente aos seus antecessores, o novo Carens propõe claramente um estilo inovador, mais atlético e dinâmico. Crédito, sem dúvida, do chefe de design principal, Peter Schreyer, que em 2006, entrou para a Kia, depois de passar pela Audi, onde foi um dos designers do famoso TT.
Na verdade, para esta categoria de veículo, o Kia Carens é, esteticamente, em nossa opinião, um dos mais sedutores do mercado. Os designers da marca conseguiram realizar um excelente trabalho ao dotar o Carens de linhas puras e fluidas, com um pára-brisas alongado que desce sobre o capô, sem interrupções até à tradicional grelha da marca.
Mais pequeno, mais estreito e mais baixo do que a geração anterior (em 20mm, 15mm e 40mm, respectivamente), o modelo oferece um habitáculo generoso, que beneficia do aumento da distância entre eixos (em 50mm) e do formato de "cockpit" avançado.
O interior segue o mesmo desenho limpo e fluido, conjugado de forma perfeita com a instrumentação, mas, como não há bela sem senão, o condutor tem muito com que se entreter, e perder, a nível de comandos. Entre o painel de instrumentos e o volante, contámos cerca de quarenta botões!
De uma forma geral, a qualidade dos materiais utilizados é boa. Da pele aos plásticos, da própria insonorização aos espaços de arrumação interior e ao acesso a bordo, o Carens satisfaz plenamente tendo em conta a gama.
Os sete lugares a bordo estão distribuídos por três filas de bancos individuais rebatíveis, sendo que os dois últimos podem ser inseridos em posição horizontal na bagageira.
Motorização única de 136cv
Sob o capô, o construtor propõe, para o mercado nacional, um bloco Diesel de 1.7 litros, com boa capacidade de potência e binário (136cv e 330Nm).
Dotado de sistema "start/stop" (ISG), apresenta-se bastante económico em termos de combustível e de emissões de CO2 (132 g/km na versão com caixa de velocidades manual).
Os consumos homologados (ver características técnicas) parecem-nos, no entanto, excessivamente optimistas, tendo em conta os resultados obtidos durante o nosso primeiro ensaio do modelo.
Com este motor, está também disponível uma caixa automática de seis velocidades, com patilhas de comando no volante.
Tecnologias de vanguarda
Nas tecnologias, o Carens propõe uma vasta gama de equipamentos de série. É o caso do "cruise control" com limitador de velocidade, bem como os comandos áudio no volante e a conexão Bluetooth.
Os equipamentos disponíveis incluem ainda travão de estacionamento eléctrico, sistema áudio de ecrã táctil em LCD de 4,3 polegadas com seis altifalantes e câmara de auxílio ao estacionamento. Como opções, o novo Carens disponibiliza um sistema de navegação com amplificador e subwoofer (1.200 euros) e um amplo tecto de abrir panorâmico em vidro, com comando eléctrico (950 euros).
Com uma garantia de sete anos e baixos custos de manutenção, o Carens é uma boa proposta, sobretudo em termos de relação qualidade/preço.
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