Terminar agosto com um fim de semana de animação (e amor)
O amor, seja ele romântico ou compaixão pelo outro nosso semelhante, é a palavra de ordem para as sugestões desta semana. Mais do que nunca, seja cinematográfico ou não, precisamos dele para viver.
"O Triângulo Cor-de-Rosa"Como é que os campos de concentração nazi destruíram as vidas de uma geração de intelectuais e artistas? No novo espetáculo de André Murraças, o criador conta-nos histórias de homens que foram perseguidos por serem judeus e homossexuais, sendo marcados pelo regime no próprio corpo com um triângulo cor-de-rosa. Uma mensagem de alerta mais do que atual nesta edição do Descon’FIMFA, para ver no Teatro do Bairro, em Lisboa, até domingo.
"Castro"A peça encenada por Nuno Cardoso, assente no texto do poeta António Ferreira, estreou-se em março no Teatro Aveirense. Embora estivesse prevista a exibição depois no Porto, a pandemia forçou o cancelamento. Agora, com as novas regras de segurança definidas, o Teatro Nacional São João, no Porto, recupera este trabalho para antecipar o arranque da nova temporada. A clássica história de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro é apresentada ao público numa casa de traços contemporâneos. Em cena até 12 de setembro.
"O Fim da Linha"Nuno Pinto Fernandes foi o vencedor do primeiro concurso de fotojornalismo "Objetiva Europa", cujo objetivo é evidenciar os valores que regem (ou deviam) reger a União Europeia. Com este trabalho, patente no Centro de Interpretação do Território de Sambade, em Alfândega da Fé, mostra-se a vida dos refugiados em Calais, numa altura em que os populismos aproveitam esta realidade para extremar o discurso. Patente até 15 de outubro.
"Tim Burton – As Marionetas de Animação"
Esta é uma sugestão para os mais novos – mas que os mais velhos também vão adorar, sejam ou não cinéfilos. No Museu da Marioneta, em Lisboa, pode encontrar uma exposição dedicada ao trabalho de animação do realizador norte-americano Tim Burton. Até 11 de outubro, é possível descobrir marionetas e desenhos originais de filmes como "A Noiva Cadáver". A iniciativa que marca também os 20 anos do festival de animação Monstra.
"O Leopardo"Se a pandemia lhe estragou os planos de férias em Itália, talvez este ciclo de cinema no Nimas, em Lisboa, possa ajudar a ultrapassar essa deceção. Este domingo, às 17:15, pode assistir ao clássico de Luchino Visconti, "O Leopardo", fazendo uma viagem no espaço e no tempo. O ciclo "Um Verão Italiano" procurou mostrar, ao longo das últimas semanas, títulos incontornáveis desta cinematografia.
Mais lidas