BP paga 18,7 mil milhões de dólares por desastre no Golfo do México
A petrolífera acordou o pagamento de 18,7 mil milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de euros) pelos danos causados pelo desastre na plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, dando assim mais um passo na resolução de um conflito que dura há cinco anos.
A BP acordou pagar, ao longo de 18 anos, 18,7 mil milhões de dólares (cerca de 16,8 mil milhões de euros) pelo desastre petrolífero no Golfo do México, que teve lugar em Abril de 2010, na plataforma Deepwater Horizon. O compromisso da empresa é de pagar 1,1 mil milhões de euros por ano às entidades envolvidas neste acordo, noticia hoje o The Wall Street Journal.
O acordo envolve o estado de Alabama, Flórida, Mississípi, Louisiana e Texas, assim como queixas apresentadas por 400 entidades governamentais locais, e ainda prevê as coimas aplicadas no âmbito da lei ambiental norte-americana Clear Water Act.
Caso o acordo seja aceite pelo juiz, Loretta Lynch, do Departamento de Justiça norte-americado, acredita que este que isso "vai ajudar a reparar os danos causados à economia do Golfo" e trazer "benefícios à região do Golfo do México para as gerações vindouras", cita o The Wall street Journal.
"Este acordo não vai apenas restaurar os danos infligidos nos recursos naturais das nossas costas pelo derrame da Deepwater Horizon, como também vai permitir ao Estado de Louisiana continuar a lutar agressivamente contra a erosão costeira", afirmou o governador Bobby Jindal, citado pela Reuters.
Este acordo faz com que os custos da BP com este desastre totalizem 53,8 mil milhões de dólares (cerca de 48,4 mil milhões de euros).
Em comunicado, a BP considerou este acordo "realista", escreve a Reuters, e salientou que irá "resolver a maior parte das responsabilidades sobre o trágico acidente".
Mais lidas