Pandemia melhora em 165 concelhos. Lisboa e Porto entre 16 municípios que saem dos piores escalões. Veja o mapa
Clique para ver
A incidência da pandemia, medida pelo número de novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias, baixou em 165 dos 308 concelhos portugueses, tendo subido em 124 e permanecido estável em 19, revelam os dados mais recentes divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que se reportam ao período de 14 a 27 de dezembro.
PUB
Esta evolução não inclui ainda o aumento no número de novos contágios observado nos últimos dias de 2020, em que foi registado mesmo o valor mais elevado de infeções em 24 horas (7.627 casos a 30 de dezembro).
É de notar que esta lista apenas indica a tendência de evolução da situação, não alterando a classificação dos concelhos por escalão de risco para efeito das medidas que vigoram até 7 de janeiro. Apenas na próxima atualização da classificação de concelhos é que os escalões têm impacto nas restrições aplicáveis. A nova lista, que irá servir de base para os escalões a vigorar no estado de emergência de 8 a 15 de janeiro, deverá ser divulgada na próxima quarta-feira.Se a 20 de dezembro havia 116 municípios nos dois escalões de risco mais graves - 26 em risco extremo e 90 em risco muito elevado - a 27 de dezembro eram 100 os concelhos nestes patamares. O número de municípios em risco extremo (960 ou mais casos por 100 mil habitantes em 14 dias) baixou para 25, enquanto os concelhos em risco muito elevado (480 a 960 casos) desceram para 75.
PUB
Em risco elevado (240 a 480 casos) passam a estar 123 municípios, mais 30 do que anteriormente, e em risco moderado (menos de 240 casos) são agora 85 contra os 100 da listagem anterior.
Cinco concelhos com maior incidência são alentejanosO concelho de Mourão apresenta o maior número de casos por 100 mil habitantes: 3.388. Este município alentejano de apenas 2.450 habitantes viu a incidência aumentar significativamente face a 20 de dezembro, altura em que registava 2.286 casos por 100 mil residentes.
PUB
Seguem-se Mora (2.682), Vidigueira (1.942), Nisa (1.815) e Viana do Alentejo (1.613).
É de notar que, dada a reduzida população nestes municípios, basta a ocorrência de surtos de alguma dimensão, por exemplo em lares de idosos, para que atinjam incidências muito elevadas.
PUB
Barcelos é o concelho em risco extremo mais populoso, com cerca de 116 mil habitantes. No total, residem nos 25 municípios de risco extremo 331 mil pessoas.
Lisboa e Porto entre os concelhos que saem dos dois piores escalões
Lisboa e Porto entre os concelhos que saem dos dois piores escalões
PUB
Entre os concelhos que deixam de estar nos escalões a que correspondem as restrições mais severas contam-se Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, tudo municípios com mais de 100 mil habitantes.
Caso a lista que sirva de base para a classificação dos concelhos a vigorar durante o próximo estado de emergência abranja já os primeiros dias de 2021, poderão registar-se alterações significativas na lista, com vários surtos em lares de idosos nos últimos dias em concelhos com pouca população a poderem fazer o risco nesses territórios aumentar para os dois níveis mais graves. O aumento observado no número de casos a nível nacional também poderá elevar o patamar de risco em outros concelhos que atualmente evitam os escalões de risco muito elevado ou extremo.
Concelhos que saem dos escalões de risco muito elevado e extremo:
PUB
Águeda
Aguiar da Beira
Almada
PUB
Almeida
Alter do Chão
Baião
PUB
Celorico de Basto
Cinfães
Coimbra
PUB
Espinho
Grândola
Lisboa
PUB
Maia
Matosinhos
Monção
PUB
Mondim de Basto
Monforte
Montemor-o-Novo
PUB
Nelas
Odemira
Paredes
PUB
Penacova
Penafiel
Porto
PUB
Santarém
Seia
Sernancelhe
PUB
Serpa
Valongo
Vila Flor
PUB
Vila Nova de Gaia
Concelhos que entram nos escalões de risco muito elevado e extremo:Alandroal
Arruda dos Vinhos
PUB
Avis
Castro Daire
Celorico da Beira
PUB
Estremoz
Mação
Montemor-o-Velho
PUB
Ovar
Pedrógão Grande
Ribeira de Pena
PUB
Sousel
Tábua
Torres Novas
PUB
Vila Nova de Poiares
Saber mais sobre...
Saber mais Lisboa Porto Coimbra Direção-Geral de Saúde Matosinhos Almada Maia Vila Nova de Gaia concelhos covid risco escalõesMais lidas
O Negócios recomenda