pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

11 de Junho de 2010 às 07:31

Saiba como as empresas estão a ganhar com a selecção (Jornal de Negócios) BES, que vai renovar o apoio à Selecção no fim do Mundial, Galp, Sagres e TMN poderão ter um retorno mediático de 17 milhões cada, cerca de sete vezes mais que o investimento.

Telefónica manterá gestão se conseguir comprar a Vivo (Jornal de Negócios) Roberto Lima, presidente executivo da Vivo, indicado pela Portugal Telecom, diz-se disponível para assumir o comando da nova empresa que resultar de uma eventual fusão entre a Vivo e a Telesp Fixa, no caso de a Telefónica comprar a fatia da operadora portuguesa na empresa de telecomunicações móveis brasileira.

Universidades escapam aos cortes impostos no plano de austeridade (Diário Económico) As universidades vão escapar aos cortes orçamentais de 20% anunciados pelo Governo para todos os serviços e fundos autónomos, apurou o Diário Económico. Com esta excepção, aberta à última hora por José Sócrates aos estabelecimentos de ensino superior, o Estado abdica de uma poupança de 48 milhões de euros.

“Banif vai manter-se autónomo e independente” (Diário Económico) Joaquim Marques dos Santos sucedeu a Horácio Roque, desaparecido recentemente, na presidência do Banif. É, desde o início deste mês, o presidente do Conselho de Administração do sétimo maior banco português, administração para onde entrou em 1988. E concedeu a primeira grande entrevista ao Etv [canal 200 da Zon]. Marques dos Santos garante que o Banif vai continuar a apostar no crescimento orgânico, ainda que de forma mais lenta, e a área internacional vai ganhar peso.

Portugal não irá convergir neste ano nem no próximo (Público) Vítor Constâncio participou ontem na sua primeira reunião no Banco Central Europeu como vice-presidente da instituição. Em declarações feitas ao PÚBLICO, diz que, no novo cargo, a sua preocupação estará centrada na estabilidade financeira e de preços de toda a zona euro, mas assinala, relativamente a Portugal, que o Governo precisa de verificar se serão necessárias medidas de contenção adicionais no próximo ano.

Governo tem margem para registar submarino só em 2011 (Público) O Governo tem margem para registar a despesa referente ao primeiro dos dois submarinos alemães apenas no final de 2011, quando terminar o período de um ano de utilização provisória, mesmo que o aparelho comprado pela Marinha Portuguesa seja entregue até ao final do ano.

PSD denuncia excesso de chefias e salários "muito elevados" nas empresas do Estado (i) "Tinha sido chamada a nossa atenção para os elevados salários praticados nas empresas públicas e, depois de pedirmos informações, constatámos a existência de remunerações muito elevadas, superiores às dos próprios administradores das empresas", refere ao i o deputado Adriano Rafael Moreira.

BCE garante mais dinheiro barato, governo controla situação dos bancos (i) O Banco Central Europeu (BCE) prometeu ontem empréstimos extraordinários aos bancos da zona euro, uma medida vital para os bancos portugueses, que enfrentam há mais de um mês um acesso muito limitado aos mercados monetários. A garantia surgiu no mesmo dia em que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu ao jornal "Financial Times" que a banca nacional está numa situação em que os empréstimos secaram, estando o governo a seguir de perto a situação.

Constâncio prevê ainda mais austeridade (Jornal de Notícias) Vítor Constâncio alertou, ontem, quinta-feira, para a necessidade de adoptar mais medidas de austeridade se o Governo português quiser mesmo atingir um défice de 4,6% em 2011. As declarações foram feitas no dia da sua primeira aparição pública enquanto "vice" do BCE.

"Promoções são mimos aos clientes" (Jornal de Notícias) Em tempo de crise, é preciso fazer uso de todas as artimanhas para seduzir. "As promoções são miminhos para os clientes e ajudam a animar o negócio antes dos saldos", justifica Márcia Fernandim, da loja de decoração e vestuário Musgo, situada no emblemático Chiado, em Lisboa.

Peregrinação a Bruxelas (Sol) Principais banqueiros vão encontrar-se em Bruxelas com o comissário das Finanças e querem sensibilizar a Comissão Europeia para a situação portuguesa.

Cavaco junta ex-Presidentes à mesa (Sol) Cavaco Silva junta amanhã à mesa os ex-Presidentes Eanes, Soares e Sampaio, nas comemorações dos 25 anos de adesão de Portugal à então CEE. Antes, no Mosteiro dos Jerónimos, realiza-se uma cerimónia em que estarão presentes Durão Barroso, Sócrates e Zapatero.

Granadeiro obrigado a mentir (Correio da Manhã) Assessor de Sócrates disse a Paulo Penedos, numa conversa gravada pela PJ, que “Henrique portou-se bem, porque o chefe berrou”.

Governo rejeita extinção do Magalhães (Correio da Manhã) O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações considerou que a proposta da Oposição de extinguir a Fundação para as Comunicações Móveis (FCM) é "um retrocesso para o desenvolvimento do País". Paulo Campos respondia assim à proposta de extinção da fundação, sugerida no relatório final da comissão de inquérito ao Magalhães.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio