pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária.

02 de Fevereiro de 2011 às 08:30

Juros altos anulam efeito de cortes salariais e subida do IVA (Jornal de Negócios) Se os mercados não acalmarem, então a taxa de juro implícita na dívida pública aumentará de cerca de 3,5% para 5% até 2013. Uma factura pesada.

Egipto deixa sob pressão 20% do crude que Portugal importa (Jornal de Negócios) Em Portugal 20% do crude importado pela Galp vem do Médio Oriente e passa pelo canal do Suez, cuja paragem poderá fazer disparar preços finais.

Justiça investiga indícios de crime na OPA do Montepio (Diário Económico) O regulador da bolsa investigou a compra de acções do Finibanco antes da OPA do Montepio e enviou as suspeitas ao DIAP.

Sonangol quer reunir com Sócrates para pressionar entrada na Galp (Diário Económico) A novela accionista da Galp Energia conhece hoje novo episódio. O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do presidente angolano, Carlos Feijó, e o presidente da Sonangol, Manuel Vicente, fizeram contactos para serem recebidos pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo representante do Estado nas negociações que envolvem a venda da participação da Eni na Galp à Petrobras, o advogado António Vitorino.

Fisco avaliou casa da Coelha por mais 81 mil euros do que a de Montechoro (Público) A Presidência da República divulgou ontem um comunicado em que afirma que Cavaco Silva pagou 8133 euros (1630 contos) de imposto de sisa, devido pela permuta, realizada em 1998, entre a sua antiga casa de férias de Montechoro, a vivenda Mariani, e a que actualmente possui na aldeia da Coelha, ambas no concelho de Albufeira. O comunicado não diz quando é que o pagamento foi feito, nem quais os valores das avaliações feitas pelas Finanças a ambas as moradias e que serviram de base à determinação do imposto pago.

Portugal perdeu 43 por cento dos passageiros de comboio em 20 anos (Público) Duas décadas de aposta em auto-estradas e de fechos sucessivos de linhas de comboio fizeram com que Portugal perdesse, durante este período, 99 milhões de passageiros de caminhos-de-ferro.

Ministério Pública leva Federação a tribunal (Diário de Notícias) O Ministério Público (MP) vai levar a tribunal a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a obrigar a alterar os estatutos que não respeitam a lei em vigor desde Dezembro de 2008.

236 portugueses por dia ficaram desempregados em 2010 (Diário de Notícias) Desemprego manteve-se em Dezembro nos 10,9%, num sinal de estabilidade, mas com uma subida de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Portugal já é o quinto país com a maior taxa da UE.

Exploração de hotel-escola do Porto a concurso (Jornal de Notícias) Está a decorrer, até ao próximo dia 9 de Março, o concurso público para a concessão da exploração do primeiro hotel de aplicação do Norte do país.

Crise está a favorecer marcas brancas (Jornal de Notícias) Um produto de marca branca chega a ser 50% mais barato do que um de marca, mesmo quando o fabricante é o mesmo. Quem o diz é um grupo de consumidores seguido durante 10 visitas às compras. A Centromarca contesta esta ideia e classifica-a de "mito".

Portucale. Uma floresta de sobreiros que esconde negócios (i) O julgamento do caso Portucale começa hoje, sete anos depois das suspeitas de tráfico de influência, abuso de poder e falsificação.

Casa de férias. Cavaco pagou SISA depois de notificação das Finanças (i) O Presidente da República pagou mais de 8 mil euros à taxa de 10% de imposto pela permuta da casa de férias no Algarve.

Conversas da TVI são vida privada (Correio da Manhã) Noronha diz que escutas a Armando Vara que envolvem Sócrates e a intenção de comprar a TVI são “estritamente pessoais”. São “pequenas estórias”.

Egipto aumenta preços (Correio da Manhã) A crise que se instalou no Egipto está a provocar uma subida no preço do petróleo, aumento que os portugueses deverão sentir já nas próximas semanas quando forem atestar o depósito. O barril de brent, que serve de referência ao mercado português, chegou ontem aos 102,08 dólares. Desde Outubro de 2008 que não era ultrapassado a barreira dos 100 dólares por barril.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio