Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Grupo Sonae desiste do controlo da Portucel (Jornal de Negócios) A Sonae de Belmiro de Azevedo deixou de ter como pretensão controlar o capital da Portucel, ao não entregar ontem qualquer proposta para a segunda fase de privatização da empresa de celulose.
Alfândegas e IGF com acesso à troca de dados (Jornal de Negócios) O Governo decidiu, à última hora, alargar o leque de entidades com direito de acesso às bases de dados que serão criadas no âmbito do cruzamento de dados entre a Segurança Social e a Administração Fiscal.
BPN investe 35 milhões de euros em unidade cimenteira em Setúbal (Diário Económico) A CNE, participada do grupo Sociedade Lusa de Negócios, liderado por Oliveira e Costa, o homem forte do Banco Português de Negócios, quer construir de uma unidade de moagem de cimento no Parque Industrial Sapec-Bay, em Setúbal. O projecto está orçado em cerca de 35 milhões de euros.
Empresas nacionais na Bolsa de Munique (Diário Económico) A Bolsa de Munique tem admitidas à negociação nove emitentes portugueses. Contactadas algumas das empresas nacionais, a maioria não tinha conhecimento desta admissão. Uma das alterações ao código de valores mobiliários vai facilitar a negociação de sociedades abertas em todos os mercados organizados.
Governo não quer baixar impostos (Público) O Governo mostrou-se ontem, nas negociações do Contrato Social para a Competitividade e Emprego, muito pouco receptivo a fazer o que todos - sindicatos e patrões - lhe pedem: baixar os impostos, ou, para utilizar a linguagem do próprio PSD na campanha eleitoral que o levou ao Governo, fazer o "choque fiscal".
Acciona "fora" da privatização do "handling" da TAP (Público) O júri do concurso de privatização da empresa de serviços de assistência em escala da TAP, a Serviços Portugueses de Handling (SPdH), classificou ontem a proposta do concorrente Acciona em último lugar da lista de quatro candidatos, excluindo assim este grupo espanhol da fase de negociações que se irá seguir.
Air Luxor "forçada" a pagar débito à IATA (Diário de Notícias) A companhia aérea portuguesa Air Luxor pagou in extremis a factura de Dezembro relativa ao clearing house - câmara de compensações administrada pela IATA (Associação Internacional das Companhias Aéreas).
Patrões querem IA pago ao longo dos anos de uso de um automóvel (Diário de Notícias) As confederações patronais apresentaram ontem a sua visão para a competitividade e emprego, defendendo menos carga fiscal e burocracia para as empresas e mais rendimento disponível para as famílias, por via da actualização dos escalões do IRS. Questão central na proposta conjunta do patronato, a baixa dos impostos não mereceu acolhimento do lado do Governo.
Mais lidas