pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

03 de Agosto de 2004 às 08:37

Cardoso e Cunha concentra poderes na TAP (Jornal de Negócios) A TAP SA, participada da SGPS liderada por Fernando Pinto, foi esvaziada de algumas das suas funções com a criação da nova unidade Centro de Serviços Partilhados (CSP), que responde directamente à SGPS.

Governo altera lei para garantir ajudas aos clubes (Jornal de Negócios) Os clubes de futebol proprietários de estádios do Euro 2004 começaram esta semana a receber do Tesouro as bonificações de juros ao crédito contraído, algo que só foi possível depois do anterior Governo ter alterado a legislação em vigor para garantir que se cumpriam as condições de acesso à ajuda pública.

Santana e Portas alteram cláusulas da venda da Galp (Diário Económico) O Governo impôs alterações ao contrato que tinha sido fechado entre a Parpública e a Petrocer para a venda de 40,8% da Galp. A decisão foi tomada no fim-de-semana, num encontro que juntou o primeiro-ministro, o ministro Paulo Portas, bem como os ministros com tutela no dossier, Álvaro Barreto e Bagão Félix.

Paragem da transfega poderia ter evitado acidente (Diário Económico) As explosões nas condutas da refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos, foram provocadas por uma decisão inábil na resolução da fuga de combustível, denuncia Paulo Granjo, investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS), com base nos dados tornados públicos.

Governo acusado de inviabilizar centro tecnológico das madeiras e mobiliário (Público) O Governo está a ser acusado de inviabilizar a promoção da produtividade e da inovação nas indústrias de madeira e mobiliário ao não intervir para evitar que encerre o Centro Tecnológico das Indústrias de Madeira e do Mobiliário (CTIMM), sedeado em Lordelo, concelho de Paredes - cuja falência foi já decretada em tribunal.

Contenção de custos gera resultados operacionais positivos na Pousadas de Portugal (Público) As Pousadas de Portugal fecharam o primeiro semestre deste ano com resultados operacionais positivos, devido à contenção de custos e às sinergias conseguidas com a associação ao Grupo Pestana, revelou à agência Lusa o presidente da Pestana Pousadas.

Consórcio Luso-Oil acusa Governo de a ter usado na Galp (Diário de Notícias) «Este processo (o da venda de 33,34% da Galp) foi de forma inequívoca viabilizado com o conforto das cartas da Carlyle endereçadas ao ministro da Economia, onde se ofereceu o preço, que depois foi negociado pelo Estado português com os italianos da Eni». É assim que a Luso-Oil, num documento a que o DN teve acesso e que já foi entregue aos novos ministérios das Finanças e das Actividades Económicas, acusa o ex-ministro da Economia Carlos Tavares de a ter usado em todo este negócio.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio