Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Pensões da Lisnave e da Gestnave recebem 170 milhões do Estado (Jornal de Negócios) O anterior Governo aprovou um plano de capitalização do Fundo de Pensões dos trabalhadores da Lisnave e da Gestnave que irá exigir financiamentos faseados por parte do Estado de quase 170 milhões de euros em cinco anos, noticia hoje o Jornal de Negócios.
Rendas aumentaram 400% nos últimos 20 anos (Jornal de Negócios) As rendas de habitações privadas registaram um aumento de 403% desde 1985, de acordo com um índice calculado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador é construído com base numa amostra de 5.700 habitações, que replica o universo descrito pelo último recenseamento à habitação, revela o Jornal de Negócios.
Bagão escreve aos ministros a exigir contenção na despesa (Diário Económico) O ministro das Finanças e da Administração Pública, Bagão Félix, enviou uma carta a todos os outros ministros pedindo contenção na despesa pública até ao final do ano, de modo a que o Governo consiga cumprir os objectivos fixados para o défice orçamental deste ano.
Governo convida Siemens para criar universidade em Viseu (Diário Económico) A ministra Graça Carvalho e o presidente da Siemens Medical Solution visitam hoje a cidade com o objectivo de criar uma escola que siga o modelo da universidade alemã de Erlanger-Nuremberga.
Promoção imobiliária vai ter regras mais apertadas (Públicos) Hoje em dia ninguém sabe quantos promotores imobiliários há em Portugal, onde estão ou quem são. É um território onde reina a confusão e onde a lei do salve-se quem puder acaba por afectar quem está no sector com um algum grau de profissionalismo e exigência.
Elefanten encerra fábrica de calçado em Gaia (Público) A Elefanten, uma das três filiais que a multinacional britânica Clarks possuía em Portugal, surpreendeu 321 trabalhadores com carta de despedimento, anunciando o seu encerramento para 15 de Outubro. A empresa justificou a medida com a soma avultada de prejuízos que o grupo Elefanten - 100 por cento propriedade da Clarks - enfrenta desde 2002, e a sua consequente extinção.
Atrasos nas obras chegam a dois anos (Diário de Notícias) O Instituto das Estradas de Portugal (IEP) refuta que haja obras em atraso nas pontes mais problemáticas do País e sustenta estar convicto de que tudo estará pronto em 2006. Da lista divulgada, na passada segunda-feira, que se baseava em dados actualizados fornecidos pelo próprio IEP comparados com os do programa divulgado pelo mesmo instituto em 2002, constata-se que os atrasos são muitos e de diversa ordem.
Salários sobem 2,5% em 2004 (Diário de Notícias) Os salários deverão subir 2,5% este ano em Portugal, o mesmo valor previsto pelo Banco de Portugal para a taxa de inflação. Para 2005, é esperada uma subida de 2,7%, segundo o Instituto da Economia Mundial de Kiel. Mais sorte têm os vizinhos espanhóis, estimando-se aumentos de 4% já este ano e outros 4% em 2005.
Mais lidas