pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Casos da nova variante do coronavírus em investigação em Lisboa

Casos detetados em Lisboa estão a ser investigados, adiantou a diretora-Geral de Saúde. Na Europa, a Alemanha confirmou ter sido encontrado um caso da nova variante e na Holanda estão a ser seguidos casos de 61 passageiros vindos da negÁfrica do Sul que testaram positivo, ainda não sendo conhecidos os detalhes.

Graça Freitas
Graça Freitas Lusa
27 de Novembro de 2021 às 12:56

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que estão a ser investigados casos da nova variante do vírus que provoca a covid-19, em pessoas que viajaram de África Austral, mas recusou serem "casos suspeitos".

"Neste momento há casos em investigação. Não pode dizer-se que são casos suspeitos. São casos que estão a ser investigados", afirmou quando questionada pela agência Lusa no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 em São Domingos de Rana, Cascais.

Estes casos reportam-se a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, "a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país".

A diretora-geral da saúde fez um apelo para que as pessoas que chegarem em voos da África Austral e de Angola se dirijam a uma farmácia para fazerem um teste antigénio (gratuito).

"Até à data não foi detetado nenhum caso em Portugal. Não quer dizer que não estejamos à procura. As autoridades de saúde sinalizam casos importantes, que podem ser e são investigados, é feita a investigação genómica", acrescentou.

A diretora-geral aconselhou os viajantes oriundos daqueles países a repetirem o teste ao fim de cinco dias. "Se for positivo vão entrar automaticamente no sistema e vão ser encaminhados devidamente através da SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital", afirmou.

Na Alemanha foi este sábado confirmado um caso de covid-19 com a nova variante do vírus, a Omicron e à chegada a Amsterdão pelo menos 61 passageiros de um voo proveniente da África do Sul testaram positivo, estando agora em investigação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio