Espanha continua com IVA mais baixo do que Portugal
Ainda pode compensar fazer compras em Espanha. Apesar da subida anunciada do IVA, o país vizinho continua a ter taxas mais baixas que Portugal
Em relação a Portugal, o país vizinho continua a ter taxas mais baixas. Se em Espanha a taxa normal, aplicável à maioria dos produtos e serviços, passa para 21%, ainda está dois pontos percentuais abaixo da aplicada em Portugal, que se encontra nos 23%.
No entanto, Espanha deixa de ser dos países com taxas normais das mais baixas da Europa. Ainda assim este diferencial de dois pontos percentuais para Portugal pode fazer a diferença, nomeadamente nos combustíveis, um dos produtos que Espanha consegue vender mais barato essencialmente pela componente fiscal.
Há vários países europeus que mantêm esta taxa nos 20% (ver tabela). A Alemanha tem mesmo uma taxa de 19%. Os três países já intervencionados – Irlanda, Grécia e Portugal – têm a taxa máxima de 23%, enquanto o Chipre que pediu, recentemente, ajuda externa tem a taxa nos 17%.
Em Espanha a taxa era de 18%.
Já a taxa reduzida, correspondente à intermédia em Portugal, Espanha vai passá-la dos 8% para 10%, enquanto Portugal tem uma taxa fixada nos 13%.
E quanto à taxa mais baixa, que em Espanha se designa de superreduzida, o país vizinho mantém o diferencial de dois pontos percentuais para Portugal. Esta taxa em Espanha mantém-se nos 4%, enquanto em Portugal é de 6%. Nesta taxa superreduzida, aplica a produtos de primeira necessidade, Espanha continua a ter dos valores mais baixos a nível europeu.
A subida das taxas em Espanha acontece já a partir de 1 de Agosto.
Mais lidas