Governo tem mais 500 mil euros em incentivos para a compra de bicicletas
O Executivo vai dar mais 1.785 "cheques" para a compra de bicicletas convencionais e elétricas. O despacho foi publicado esta terça-feira em Diário da República.
O Governo decidiu aumentar a dotação do incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões, passando de 4 milhões para 4,5 milhões de euros. O reforço será atribuído a quem comprar bicicletas elétricas mas também convencionais.
"É criado um incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões, com uma dotação global de quatro milhões e quinhentos mil euros", pode ler-se no despacho publicado em Diário da República, esta terça-feira. Em causa está um aumento de 500 mil euros face à dotação inicial. O montante não se destina à compra de carros elétricos. O despacho vem apenas alterar o número de incentivos atribuídos aos veículos de tipologia 4 e 5. Ou seja, bicicletas elétricas e convencionais, respetivamente. Nas bicicletas elétricas, "s
O montante não se destina à compra de carros elétricos. O despacho vem apenas alterar o número de incentivos atribuídos aos veículos de tipologia 4 e 5. Ou seja, bicicletas elétricas e convencionais, respetivamente.
Para as convencionais, "serão atribuídas unidades de incentivo até ao limite máximo de 1.000 unidades, ordenadas de acordo com a data e hora de submissão do pedido de incentivo". O valor passa de 50 mil para 100 mil euros.
Ou seja, o Governo de António Costa tem mais 1.785 "cheques" para a compra de bicicletas.
De acordo com os dados do Fundo Ambiental, foram recebidas 2.769 candidaturas para bicicletas, motociclos e ciclomotores 100% elétricos. Destas, 1.300 já foram aceites. Nas bicicletas convencionais, há 1.349 candidaturas, das quais 613 foram aprovadas.
(Notícia atualizada com mais informação.)
Mais lidas