Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços das casas escalam 9,3% na Zona Euro. Portugal ultrapassa média

Os preços das casas subiram no segundo trimestre de 2022, 9,3% na Zona Euro e 9,9% na União Europeia. Em Portugal, o aumento foi de 13,2%, superando a média das duas regiões.

O mercado imobiliário recuperou no segundo ano da pandemia e a receita com IMT arrecadada pelas autarquias aumentou 38%.
Miguel Baltazar
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 07 de Outubro de 2022 às 10:37
  • Partilhar artigo
  • 15
  • ...
Os preços das casas subiram 9,3% na Zona Euro no segundo trimestre de 2022, quando comparado com o período homólogo. Já no conjunto da União Europeia, segundo os dados esta sexta-feira divulgados pelo Eurostat, a escalada foi de 9,9%.

Comparativamente ao primeiro trimestre deste ano, os preços subiram 2,3% tanto na Zona Euro como na União Europeia.

Todos os Estados-membros viram um aumento anual dos preços das casas no segundo trimestre, sendo que em 16 dos países a subida foi superior a 10%. "Os maiores aumentos verificaram-se na Estónia (27,4%), na República Checa (23,1%), na Hungria (22,8%) e na Lituânia (22,1%)", detalha o instituto europeu de estatísticas. Já o Chipre, a Finlândia e a Dinamarca foram os países onde a escalada de preços foi menor, com 2%, 2,2% e 2,8%, respetivamente.

Se compararmos apenas com o trimestre anterior, o cenário é também de aumento em todos os Estados-membros, com a Estónia a liderar o maior avanço. 

Em Portugal, os preços das casas aumentaram 13,2% face ao segundo trimestre de 2021, superando a média do conjunto da UE e da Zona Euro. Já face ao primeiro trimestre, a subida foi de 3,1%.

Na vizinha Espanha, o aumento anual foi de 8,1%, enquanto em Itália foi de 5,2%.
Ver comentários
Saber mais Estónia Estados-membros Eurostat Zona Euro União Europeia
Outras Notícias