pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Responsável máximo das Nações Unidas para as alterações climáticas abandona cargo

O responsável das Nações Unidas para as negociações sobre as alterações climáticas, Yvo de Boer, anunciou que vai abandonar o cargo a 1 de Julho deste ano, cinco meses antes da COP 16, que vai ter lugar no México.

18 de Fevereiro de 2010 às 12:20

"Foi uma decisão difícil, mas acredito que chegou o momento de assumir um novo rumo, trabalhando sobre o clima e a sustentabilidade no sector privado e académico", explicou Yvo de Boer num comunicado.

Yvo de Boer esteve durante quase quatro anos à frente das negociações sobre as alterações climáticas. No entanto, durante este período os países não conseguiram alcançar um acordo global que substitua o Protocolo de Quioto.

Yvo de Boer abandona, assim, o cargo – com efeitos a partir de 1 de Julho – para que o secretário-geral das Nações Unidas possa nomear o seu sucessor muito antes da COP 16, que vai ter lugar entre 29 de Novembro e 10 de Dezembro de 2010.

Yvo de Boer afirmou que acredita que as negociações "continuam" mas referiu que ainda é não é possível saber se vai ser alcançado um acordo global na próxima COP 16.

Para o responsável o acordo alcançado em Copenhaga "foi muito significativo" mas sublinhou que as Nações Unidas apenas "tomaram nota" do acordo e não o adoptaram.

"Estivemos muito perto de um acordo formal mas não aconteceu. Foi uma pena", disse de Boer.

Yvo de Boer garantiu que a sua decisão de abandonar o cargo não tem nada a ver com o resultado decepcionante da Cimeira de Copenhaga.

Antes de assumir este cargo nas Nações Unidos, Yvo de Boer trabalhou nas políticas ambientais da União Europeia, como director-geral do Ministério do Meio Ambiente holandês. Foi ainda vice-presidente da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio