Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Universidades querem computadores e tirar exclusivo da inovação às empresas

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, os reitores reclamam um programa de compra de computadores igual ao das escolas do ensino básico e secundário e a possibilidade de liderarem projetos de inovação.

António de Sousa Pereira
Negócios jng@negocios.pt 22 de Fevereiro de 2021 às 09:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) defende que o programa Escola Digital deve ser alargado ao ensino superior, em vez de ficar reservado aos alunos da escolaridade obrigatória, que vão receber centenas de milhares de computadores.

 

Esta é uma das alterações ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vão ser sugeridas pelo organismo liderado por António Sousa Pereira, que é também reitor da Universidade do Porto, no âmbito da consulta pública ao documento que está prevista até 1 de março.

 

Em declarações ao Público, reproduzidas na edição desta segunda-feira, 22 de fevereiro, o líder do CRUP reclama que nas universidades portuguesas "também existem problemas tecnológicos" ao nível do parque tecnológico, assim como "dificuldades em chegar a alguns estudantes" por não terem computador ou ligação à internet.

 

Outra proposta que vai ser feita ao Ministério do Ensino Superior, liderado por Manuel Heitor, e ao coordenador do PRR, António Costa e Silva, é que estas instituições dedicadas ao ensino e à investigação não sejam "parentes pobres" e possam também liderar projetos de inovação, algo que está reservado às empresas na atual versão.

O Governo decidiu lançar uma iniciativa denominada "PRR em debate", que o primeiro-ministro irá assinalar com "um conjunto de vídeos de enquadramento geral" ao longo dos próximos dias. António Costa vai apresentar o plano aos parceiros sociais esta terça-feira, em reunião do Conselho Económico e Social, e o Executivo irá promover um conjunto de seminários de debate sobre este documento.
Ver comentários
Saber mais universidades computadores internet escola digital inovação empresas Plano de Recuperação e Resiliência
Outras Notícias