Travão no investimento atira economia sueca para contração
A economia sueca registou uma contração inesperada no primeiro trimestre deste ano.
- 1
- ...
O produto interno bruto (PIB) da Suécia caiu inesperadamente 0,2% nos primeiros três meses deste ano face ao trimestre anterior, indicou esta sexta-feira o gabinete estatístico do país na segunda leitura. A estimativa rápida apontava para uma estagnação.
Em termos homólogos, o crescimento económico cifrou-se em 0,9%, menos duas décimas do que os 1,1% anteriormente avançados.
O Banco Central Sueco (Riskbank) esperava que a segunda leitura dos dados levassem a uma revisão em alta da variação em cadeia do PIB de 0% para 0,3%.
Os dados de anos anteriores foram igualmente revistos em baixa, principalmente devido a um menor valor nas exportações.
A pesar no desempenho negative do primeiro trimestre esteve, sobretudo, o investimento em capital fixo, que recuou 3,8% face ao trimestre anterior, principalmente devido a uma redução no setor da construção. Os analistas esperavam uma quebra no investimento em capital fixo mas apenas de 0,6%.
O consumo doméstico também desiludiu, com uma quebra de 0,2%, quando o Riskbank antecipava um crescimento.
Anders Bergvall, economista senior do Svenska Handelsbanken, refere ainda que os dados hoje conhecidos "apoiam a nossa opinião de que o Riskbank irá cortar as taxas de juro em junho".
Mais lidas