Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nick Clegg demite-se e não está arrependido de se ter coligado com Cameron

O parceiro de coligação dos conservadores foi um dos grandes derrotados das eleições, além dos trabalhistas. Os eleitores britânicos penalizaram o partido nas urnas após cinco anos no poder com David Cameron.

Reuters
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Cinco anos depois de alcançarem um brilhante resultado, os Liberais Democratas obtiveram uma pesada derrota nas eleições britânicas. Em consequência, o líder dos Liberais Democratas anunciou a sua demissão.

 

"É simplesmente de partir o coração", disse Nick Clegg (na foto) esta sexta-feira, 8 de Maio. "Foi um privilégio liderar o partido nos últimos sete anos. Os Liberais Democratas são uma família."

 

"Claramente, os resultados foram muito mais esmagadores do que eu poderia imaginar", disse sobre a perda de 47 lugares na Casa dos Comuns face a 2010.

 

"Devo assumir a responsabilidade e por isso anuncio que vou demitir-me como líder dos Liberais Democratas. Agora terá lugar uma eleição para a liderança, de acordo com as regras do partido", afirmou Nick Clegg.

 

Na ausência de uma forte liderança de Estado, a existência do nosso Reino Unido corre grandes riscos.
 
Nick Clegg
Líder dos Liberais Democratas

Castigado nas urnas, após integrar o governo de David Cameron nos últimos cinco anos, Nick Clegg afirmou que Liberais Democratas conseguiram obter resultados ao tornar o país mais justo e mais liberal.

 

"Nunca vamos saber quantas vidas nós mudámos para melhor porque tivemos a coragem de avançar num momento de crise", afirmou. "Servir o meu país num momento de crise é uma honra que vai ficar comigo para sempre".

 

Sobre a vitória expressiva do Partido Nacional da Escócia, Nick Clegg mostrou-se preocupado com os nacionalismos e com o facto de a lógica de "nós contra eles" estar numa tendência crescente, o que pode colocar o Reino Unido numa situação perigosa.

 

"Na ausência de uma forte liderança de Estado, a existência do nosso Reino Unido corre grandes riscos", alertou Nick Clegg.

Ver comentários
Saber mais Liberais Democratas Nick Clegg Casa dos Comuns David Cameron Partido Nacional da Escócia Reino Unido política partidos e movimentos
Outras Notícias