pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UE garantiu mais 10 mil milhões de dívida para financiar o fundo de recuperação

Esta terça-feira, a Comissão Europeia realizou a terceira emissão de dívida destinada a financiar os 750 mil milhões de euros do fundo de recuperação. Desta feita, colocou 10 mil milhões de euros em obrigações com maturidade a 20 anos, elevando para 45 mil milhões o montante já arrecadado junto dos mercados.

presidente Comissão Europeia Ursula von der Leyen parlamento europeu
presidente Comissão Europeia Ursula von der Leyen parlamento europeu Reuters
14 de Julho de 2021 às 10:39

A União Europeia realizou esta terça-feira a terceira emissão de dívida para financiar o fundo de recuperação dos efeitos causados pela crise pandémica, o chamado Next Generation EU, numa operação novamente bem-sucedida. 

Segundo informa a Comissão Europeia em comunicado, foram emitidas obrigações no valor de 10 mil milhões de euros, vencendo os títulos obrigacionistas em 4 de julho de 2041, o que significa que têm maturidade a 20 anos. A procura superou em larga medida a oferta ao chegar perto de 100 mil milhões de euros. 

Esta foi a terceira operação de financiamento do Next Generation EU, seguindo-se aos 20 mil milhões de euros a 10 anos arrecadados a 15 de junho e aos 15 mil milhões colocados a 29 de junho (9 mil milhões em títulos com prazo a 5 anos e 6 mil milhões em obrigações a 30 anos), o que perfaz uma verba de 45 mil milhões já assegurada junto dos mercados.

Paralelamente a esta operação ontem realizada para financiar a dívida do fundo de recuperação, a UE garantiu ainda 5,25 mil milhões de euros de dívida a 10 anos que irá financiar o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), bem como outros programas de assistência financeira do bloco comunitário. 

Recorde-se que ainda em finais de junho foi libertada uma primeira tranche dos dinheiros do fundo de recuperação sob a forma de pré-financiamento, sendo que os primeiros desembolsos ordinários estão previstos para dezembro ou janeiro. O Next Generation EU financiará o Mecanismo de Recuperação e Resiliência que, por seu turno, irá garantir os apoios a fundo perdido e a crédito relativos aos planos nacionais de recuperação e resiliência. 

Portugal foi um dos primeiros 12 Estados-membros a verem ontem o Ecofin (ministros das Finanças da UE) aprovar formalmente o respetivo PRR.

O órgão executivo da União revela que esta terça-feira foram ainda assegurados 5 mil milhões de euros que serão utilizados para prolongar a assistência financeira providenciada a Portugal e Irlanda na sequência da crise das dívidas soberanas, além de 250 milhões de euros que servirão para financiar um programa de assistência financeira à Jordânia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio