Inflação nos EUA sobe 2,6% em julho
Já a inflação subjacente (core) situou-se nos 2,9%. Valores abrem a porta para uma mexida nas taxas de juro diretoras por parte da Fed.
- 3
- ...
O índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) dos EUA aumentou 2,6% em julho quando comparado com igual período do ano anterior. O valor, revelado nesta sexta-feira pelo Gabinete de Análise Económica do Departamento de Comércio dos EUA, está em linha com as expectativas do mercado.
Já o índice de preços subjacentes (core) – isto é, que exclui os preços da energia e alimentos por serem mais voláteis – subiu 2,9% em julho numa base anual.
Quanto às variações mensais, a inflação total aumentou 0,2% entre junho e julho, enquanto a inflação "core" aumentou 0,3%, mais uma vez em linha com as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
Estes valores, que são vistos pela Reserva Federal (Fed) dos EUA como indicadores importantes da inflação, ao manterem-se em linha com as expectativas do mercado, podem abrir caminho para o "ajuste" das taxas de juro diretoras referido pelo presidente do banco central, Jerome Powell.
"No curto prazo, os riscos para a inflação estão inclinados para cima e os riscos para o emprego para baixo – uma situação desafiante", tinha referido Powell, no discurso a 22 de agosto.
O valor coloca, ainda assim, a inflação acima da meta de 2% ambiciona pelo banco central dos EUA.
Já nesta quinta-feira tinha sido conhecido que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3,3% no segundo trimestre do ano, também de acordo com dados do Gabinete de Análise Económica. O valor ficou acima dos 3% inicialmente estimados pela entidade estatística.
Mais lidas