pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Covid-19 leva indústria da China a atingir mínimo histórico em fevereiro

Os PMIs dos países asiáticos registaram fortes quedas em fevereiro por causa do coronavírus. O PIB chinês poderá contrair 2,5% no primeiro trimestre, em termos homólogos.

indústria, China, produção industrial, fábrica
indústria, China, produção industrial, fábrica EPA
02 de Março de 2020 às 07:53
Adicione como fonte preferencial no Google

As fábricas asiáticas, em particular as chinesas, levaram um choque em fevereiro por causa da (quase) paralisação da economia provocada pelo surto do coronavírus Covid-19. O PMI chinês, que mede o pulso da indústria transformadora, caiu para os 40,3 pontos, o valor mais baixo desde que começou a ser estimado pela IHS Markit em 2004.

Esta redução foi superior à esperada por alguns economistas, o que agrava as perspetivas para a evolução da economia chinesa no primeiro trimestre deste ano. De acordo com os economistas do Nomura, o PIB chinês deverá encolher 2,5% entre janeiro e março de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Porém, o economista da Bloomberg responsável pelo mercado asiático, Chang Shu, antecipa que o PMI recupere nos próximos meses. Ainda assim, a pressão deverá continuar durante "algum tempo", sendo esperadas medidas por parte do Governo e dos banco central para contrariar a desaceleração da economia. Na semana passada, a economia chinesa utilizou entre 60 a 70% da sua capacidade, mais do que os 50% registados há duas semanas. 

Este é o exemplo mais significativo da forte queda da produção industrial na Ásia, mas há mais exemplos. É o caso da Coreia do Sul onde o PMI caiu para um mínimo de quatro meses. No Japão, o índice caiu para um mínimo de maio de 2015. Em Taiwan, o PMI ficou abaixo dos 50 pontos, o limiar entre a expansão e a contração. 

Em países como a Tailândia, Malásia ou Vietname a tendência é semelhante, com este último a registar o pior PMI em seis anos. Na Índia, o PMI tinha atingido recentemente um máximo de quase oito anos, tendo descido desse nível. A exceção entre este pessimismo foi a Indonésia onde o PMI aumentou para os 51,9 pontos em fevereiro, a primeira subida desde julho. 

Estes dados avançados sobre o andamento da economia no mês passado mostram como o vírus está a espalhar-se pela região, criando disrupções nas cadeias de valor globais e encolhendo a procura por bens e serviços, principalmente na área do turismo. Em vários destes países existem restrições à mobilidade, há escolas com as aulas suspensas e várias empresas pararam a produção.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.