Diretor da PJ Luís Neves é o novo ministro da Administração Interna
O atual diretor da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, é o novo ministro da Administração Interna.
“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação do Dr. Luís Neves como Ministro da Administração Interna”, lê-se numa nota divulgada pela Presidência da República, este sábado, 21 de fevereiro.
PUB
Luís Neves substitui Maria Lúcia Amaral, que apresentou a
demissão na semana passada, alegando “já não ter as condições pessoais e
políticas indispensáveis ao exercício do cargo”.
A tomada de posse terá lugar na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, pelas 10h00, no Palácio de Belém, informa a Presidência da República.
Licenciado em Direito, Luís Neves exerceu advocacia por pouco tempo, tendo ingressado em 1995 na PJ, onde liderou a Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT) e a extinta Direção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), tendo em 2018 sido nomeado Diretor Nacional, cargo que interrompe agora para assumir funções governativas.
PUB
Desde a demissão de Maria Lúcia Amaral, no passado dia 10, que Luís Montenegro desempenhava, de forma transitória, as competências da pasta da Administração Interna.
Luís Neves tornou-se conhecido dos portugueses quando, na época de Natal de 2021, anunciou que João Rendeiro, ex-líder do BPP condenado por crimes económicos e foragido à justiça desde o dia 28 de setembro desse ano, foi capturado na cidade de Durban, na África do Sul, duas dezenas de dias depois de dar uma entrevista à CNN Portugal.
(Notícia atualizada às 12.21)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda