pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

76% dos portugueses não ficaram mais esclarecidos com campanha para as europeias

De acordo com a sondagem da Aximage, 76% dos inquiridos considera que a campanha eleitoral que termina esta sexta-feira não foi esclarecedora. Apenas 12% dizem ter ficado mais esclarecidos com as ações de campanha dos partidos que concorrem ao Parlamento Europeu.

emprego pessoas consumo familias
emprego pessoas consumo familias
24 de Maio de 2019 às 21:24

A campanha eleitoral para as europeias do próximo domingo, 26 de maio, não serviu para os eleitores ficarem mais esclarecidos acerca daquilo que os candidatos pretendem fazer uma vez eleitos para o Parlamento Europeu.

É esta a conclusão da sondagem da Aximage para o Negócios e o CM, segunda a qual 76,1% dos eleitores entrevistados dizem não ter ficado elucidados com a campanha que encerra às 23:59 desta sexta-feira, 24 de maio. 

Por outro lado, somente 12% consideram que as ações de campanha foram esclarecedoras, sendo que os restantes 11,9% não souberam ou não quiseram responder.

emprego pessoas consumo familias
76% dos portugueses não ficaram mais esclarecidos com campanha para as europeias

No segmento do eleitorado que antecipa abster-se nas legislativas de outubro, 72,7% consideram que a campanha não foi esclarecedora. Entre os inquiridos que já escolheram o partido em que querem votar nas eleições de 6 de outubro, é nos eleitores do PSD (80,1%) e do Bloco (87,5%) que se verificam percentagens mais elevadas de portugueses para quem a campanha para as europeias não foi clarificadora.

Quanto à ajuda que a campanha e os debates televisivos entre os diversos candidatos deu aos eleitores para determinarem o respetivo sentido de voto, 64% responderam que não facilitou a escolha. 9,3% garantem que a campanha e os debates apenas serviram para os levar a optar pela abstenção, enquanto 8% dizem que serviram para manter o habitual sentido de voto e 3,3% reconhecem que contribuíram para alterar o voto em favor de forças políticas nas quais normalmente não votam. 

FICHA TÉCNICA

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 622 entrevistas efetivas: 300 a homens e 322 a mulheres; 59 no Interior Norte Centro, 89 no Litoral Norte, 108 na Área Metropolitana do Porto, 109 no Litoral Centro, 174 na Área Metropolitana de Lisboa e 83 no Sul e Ilhas; 110 em aldeias, 163 em vilas e 349 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 16 a 20 de Maio de 2019, comum a taxa de resposta de 73,5%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 622 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,019 (ou seja, uma "margem de erro"- a 95% - de 3,80%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de João Queiroz.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio