pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Assis afirma que há campanha organizada no PS para impedir Seguro de ser candidato

Sem se referir a nenhum membro do partido em concreto, mas depois das críticas de Augusto Santos Silva a António José Seguro, o eurodeputado diz não poder "deixar de recriminar o modo como algumas figuras do PS".

Vítor Mota
19 de Janeiro de 2025 às 12:52

O eurodeputado socialista Francisco Assis afirma que há no PS uma campanha organizada para impedir a candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, considerando que o antigo secretário-geral está a ser atacado de modo inaceitável.

Na sexta-feira, em entrevista à RTP2, Augusto Santos Silva, ex-presidente da Assembleia da República, manifestou a opinião de que António José Seguro não cumpre "os requisitos mínimos de uma candidatura que possa ser apoiada pelo PS e por um vasto campo de forças democráticas", porque "se fica pelas banalidades".

Na nota que enviou à agência Lusa, no entanto, Francisco Assis não aponta situações em concreto nem nomeia qualquer dirigente socialista.

"O debate democrático pressupõe o respeito por regras de civilidade mínimas, sob pena de se transformar numa lamentável troca de insultos e de acusações abjetas. Aos principais responsáveis políticos exige-se elevação e contenção", escreveu o eurodeputado do PS.

A seguir, Francisco Assis disse não poder "deixar de recriminar o modo como algumas figuras do PS se têm vindo a referir ao antigo secretário-geral do partido António José Seguro".

"Parece estar em curso uma campanha devidamente organizada com um único intuito: impedir uma candidatura presidencial do António José Seguro. É legítimo não apoiar essa eventual candidatura, é inaceitável o modo que está a ser utilizado para a tentar inviabilizar", acusou.

Francisco Assis defendeu depois que António José Seguro "é um homem de caráter, condição que deveria ser imprescindível para o exercício de funções públicas".

"Ao longo do seu percurso tem revelado qualidades que fazem falta na nossa vida política: Não troca convicções por oportunidades, antepõe as causas à carreira, coloca o interesse geral acima das ambições grupais, cultiva a independência e rejeita o servilismo próprio de quem visa apenas sobreviver", sustentou ainda.

O antigo presidente do Grupo Parlamentar do PS acredita que "a maioria dos militantes e dos simpatizantes do PS têm respeito e admiração pelo António José Seguro e repudiam estes comportamentos impróprios e que atentam contra o melhor da tradição do PS".

Também hoje, João Soares, antigo ministro e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, se pronunciou sobre este tema, criticando diretamente Augusto Santos Silva com as mesmas expressões que o ex-presidente da Assembleia da Republica usou em relação a António José Seguro.

Num comentário que publicou na rede social Facebook, João Soares sustentou que Augusto Santos Silva, "mais uma vez, anuncia a sua candidatura às próximas eleições presidenciais".

"Pessoalmente considero que Augusto Santos Silva não cumpre todos os requisitos para ser um bom candidato a Presidente da Republica", escreveu, acrescentando que nas suas declarações mais recentes, "ficou-se, infelizmente, por banalidades e mínimos lamentáveis".

"Nomeadamente nas avaliações de atual e anteriores presidentes da Republica mas não só. É a minha opinião pessoal, exprimo-a aqui com clareza e frontalidade. Só me vincula a mim, claro", ressalvou.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.