Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Subsídios de doença e isolamento em máximos históricos

Os subsídios de doença ou de isolamento dispararam 29% em novembro face ao mês anterior, passando a abranger mais 50 mil pessoas em apenas um mês. Assim, houve 219,9 mil que receberam o subsídio na Segurança Social, o valor mais alto desde o início da série, que começa em 2001.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os subsídios por doença atribuídos a trabalhadores abrangidos pela Segurança Social subiram 29% entre outubro e novembro, para 219,9 mil pessoas, o valor mais alto desde o início da série, que começa no início de 2001.

"Verificou-se um acréscimo mensal de 28,8% no número de subsídios por doença, em novembro de 2020 (mais 49 231), o que resulta num total de 219 922 subsídios", indica a síntese de informação estatística mensal da Segurança Social.

"Tal como nos meses anteriores, estes totais englobam as baixas por contágio pelo novo coronavírus e o subsídio por isolamento profilático agrupados com o subsídio por tuberculose", precisa a Segurança Social.

De acordo com a série oficial, este salto de quase 50 mil pessoas elevou o número de novembro para o mais elevado desde o início da série.

Pandemia mais do que duplica subsídios

O aumento mais espetacular deu-se na categoria que abrange deste março as baixas por isolamento profilático e por doença covid, além do subsídio por tuberculose. O número de beneficiários mais do que duplicou, de 28.413 pessoas em outubro para 72 mil pessoas em novembro.

Os dados não permitem distinguir entre subsídios por isolamento e subsídios por doença covid-19, ambos pagos a 100%.

Até outubro, o número de novos subsídios por isolamento por cada novo caso estava a cair de forma muito significativa, tal como o Negócios noticiou na altura. O Governo lançou depois os chamados subsídios por isolamento provisórios, de forma eletrónica, o que poderá ter acelerado o processo.

Estes dados não incluem os funcionários públicos admitidos até 2006, que descontam para a Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Ver comentários
Saber mais Subsídios por doença subsídios por isolamento pandemia Segurança Social
Outras Notícias