Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Setor agrícola tem 46 milhões para comprar e instalar painéis solares

Até ao final do ano de 2022 será ainda aberto um novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para o reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.

António Cotrim
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 25 de Novembro de 2022 às 12:28
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
O Ministério da Agricultura e Alimentação anunciou esta sexta-feira que estão abertas as candidaturas para aquisição e instalação de painéis solares fotovoltaicos em explorações agrícolas, unidades agroindustriais (transformação) e aproveitamentos hidroagrícolas.

De acordo com o comunicado divulgado, estes apoios contam com um reforço global de 46 milhões de euros, "permitindo desta forma dar resposta ao compromisso assumido e aumentar a taxa de apoio aos agricultores.

Até ao final do ano de 2022 será ainda aberto um novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para o reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.
 
"A disponibilidade dos agricultores para assumirem esta transição como um desígnio nacional é acompanhada pelo governo, também mediante um reforço das taxas de apoio de 40% para 70%", disse a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes (na foto), no mesmo comunicado, acrescentando que o objetivo destes avisos no valor de 46 milhões de euros é dotar o setor agrícola de mais capacidade de autoprodução e autoconsumo de energia solar fotovoltaica, face às suas necessidades, contribuindo para a sua descarbonização e reduzindo a utilização de combustíveis fosseis.

Para a governante "é inegável que, neste desafio de escala global, precisamos de garantir uma transição rápida, que permita mitigar os efeitos das alterações climáticas e da crise energética e assegurar a produção de alimentos seguros, de qualidade e a preços acessíveis".
Ver comentários
Saber mais Ministério da Agricultura e Alimentação economia negócios e finanças agricultura e pescas agricultura energia
Outras Notícias