Lucros da Jerónimo Martins quebram 15,5% nos primeiros nove meses do ano
A companhia Jerónimo Martins consolidou resultados líquidos, após interesses minoritários, de 237,1 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, uma queda de 15,5% face a igual período do ano passado, anunciou o grupo esta quarta-feira, após o fecho da bolsa. O resultado líquido por acção passou de 0,45 euros para 0,38 euros.
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Nos primeiros nove meses do ano, a JM consolidou um EBITDA, resultado antes de impostos, juros, amortização e depreciação, de 547,5 milhões de euros, menos 4,5% do que um ano antes. A margem EBITDA sobre as vendas caiu de 6,6% em final de Setembro de 2013, para 5,9% um ano depois, menos 0,77 pontos percentuais.
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O EBIT, resultado antes de juros e impostos recuou 11,9%, para 342 milhões de euros. A dívida agravou-se em 140,9 milhões de euros face ao homólogo, para 449,2 milhões de euros.
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Em comunicado, a administração liderada por Pedro Soares dos Santos (na foto) assume que "a maior deflação alimentar no terceiro trimestre aumentou a pressão sobre o valor das vendas e sobre a rentabilidade". "Como estimado", avança Pedro Soares dos Santos, citado no comunicado, "este foi um trimestre difícil, com uma rápida aceleração da deflação alimentar nos principais mercados em que operamos".
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Vendas totais sobem no retalho alimentar…
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As vendas consolidadas foram de 9,33 mil milhões de euros, mais 7,3% do que os 8,69 mil milhões de euros atingidos nos primeiros nove meses de 2013.
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Na Polónia, a Biedronka obteve 6,19 mil milhões de euros em vendas, mais 9,7% do que em igual período do ano passado. Terminou com 2.527 lojas no mercado polaco e representa 66,35 das vendas consolidadas pela JM.
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Em Portugal, a cadeia Pingo Doce vendeu 2,29 mil milhões de euros nas lojas, mais 1,6% do que nos primeiros nove meses de 2013. O Pingo Doce tinha, no final de Setembro, 380 lojas em Portugal, representando 25,6% das vendas do grupo.
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Já na área grossista, a cadeia Recheio registou 603milhões de euros de vendas, recuando 0,9% face ao período homólogo de 2013. Terminou o trimestre com 41 lojas, pesando 6,5% nas vendas consolidadas no período.
… mas recuam na Polónia sem contar com expansão
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Se ao indicador total de vendas for retirado o efeito de expansão da rede – medido pelo indicador "like for like" – as vendas tem uma leitura mais negativa.
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É em queda que ficam as vendas da Biedronka (menos 1,2%) e da Recheio (menos 1,1%) quando comparado o mesmo parque de lojas (sem aberturas nem encerramentos) com o período homólogo do ano passado.
Já as vendas "like for like" do Pingo Doce, com exclusão dos combustíveis, registam uma melhoria de 0,3%.
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Em termos consolidados, o grupo JM registou, no final de Setembro de 2014, vendas "like for like" inferiores em 0,8% ao registado um ano antes.
Finalmente temos lóbi
Catavento
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