Execução do plano de investimento da JM para 2014 termina sexta-feira
A dona da Biedronka decidiu reduzir o plano de investimento previsto para 2014 no mercado polaco. O programa de expansão decorre até o final de Outubro, próxima sexta-feira, diminuindo as aberturas previstas para o quarto trimestre.
O grupo de distribuição Jerónimo Martins decidiu reduzir o plano de investimento previsto para 2014, muito concentrado na Polónia. É isso que está escrito nas perspectivas do grupo, divulgadas esta quarta-feira no comunicado enviado à CMVM, em que dá conta que novas unidades não serão abertas no quarto trimestre deste ano após esta semana. Naquele mercado, o grupo lidera o retalho alimentar com a insígnia Biedronka.
"Decidimos abrir menos lojas Biedronka no quarto trimestre de 2014, face ao inicialmente previsto", anuncia assim a administração da JM. "Assim, a execução do plano de expansão definido para este ano decorrerá apenas até ao final de Outubro, com a consequente redução do programa de investimento para 2014".
O grupo não divulga em quanto será reduzido o programa de investimento na Polónia, mas no país do leste Europeu, a JM investiu 246 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano (81,8% do investimento total realizado nos três primeiros trimestres do ano).
Entre Janeiro de 2014 e o último dia de Setembro, a cadeia Biedronka abriu 149 unidades e encerrou outras 15. Fechou o terceiro trimestre com 2.527 unidades em território polaco, mais 282 lojas que em Setembro de 2013.
O plano de investimento da JM, afirmado em Fevereiro deste ano, situava-se entre "600 a 700 milhões de euros", anunciou publicamente a administração da JM então. A 31 de Julho último, na conferência de analistas relativa aos resultados do primeiro semestre do exercício, Pedro Soares dos Santos garantiu não haver, à data (30 de Julho) mudanças de agenda. "Não há, neste momento, qualquer alteração ao plano de investimento que está definido para o ano corrente", afirmou então.
Nesse dia, pediu ainda aos analistas para "salvar a data" de 13 de Novembro, altura em que a administração que lidera previa, então, anunciar a nova estratégia para a Polónia. Faltam 15 dias.
Contactada, fonte oficial remeteu todos os esclarecimentos sobre o desenvolvimento do plano de investimentos do grupo para o dia de amanhã, quinta-feira, 30 de Outubro, após a realização da conferência de analistas.
Mais lidas