Tesla vai revelar novo modelo a 14 de Março. É um SUV
O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou este domingo, através da conta do Twitter, que no próximo dia 14 de março a Tesla vai lançar um novo modelo – o Model Y.
PUB
De acordo com os detalhes partilhados pelo CEO na mesma rede social, o novo modelo é um SUV e será 10% mais caro em comparação com o Model 3 – sendo também 10% maior. Para além de mais especificações, o público poderá testar os carros a partir do dia da apresentação. O anúncio chega dias depois de Musk ter divulgado o lançamento de uma versão low-cost do Model 3.
PUB
Model Y unveil event on March 14 at LA Design Studio
O veículo através do qual foram avançadas estas novidades – o Twitter – pode exacerbar a tensão entre Musk e o regulador dos mercados americanos, a Securities Exchange Comission (SEC).
PUB
Na semana passada, a 26 de fevereiro, a SEC pediu a um juiz para acusar de desrespeito o presidente executivo da fabricante de veículos elétricos por violação de uma ordem do tribunal. O organismo acusa Musk de quebrar o compromisso de não tweetar sem supervisão, acordado no ano passado, pois no passado dia 19 de janeiro publicou um tweet "inexato" sobre a produção da Tesla, referiu a Bloomberg.
Neste penúltimo tweet, Musk disse que a Tesla fabricaria "cerca" de 500.000 veículos em 2019, tendo clarificado horas depois que "queria dizer" que o ritmo anualizado de produção da empresa no final de 2019 poderia rondar meio milhão de automóveis – uma taxa de produção de 10.000 carros por semana. As vendas totais para 2019 ainda estão estimadas em 400.000, esclareceu o CEO.
PUB
O diferendo entre o CEO da Tesla e a SEC teve início em agosto do ano passado, quando Musk tweetou que estaria a considerar tirar a Tesla de bolsa, a um preço de 420 dólares por ação – garantindo, ainda, ter o financiamento assegurado para levar a cabo a operação. Estas declarações fizeam, na altura, disparar o valor das ações da empresa, embora nada do que foi tweetado tivesse vindo a verificar-se.
A SEC decidiu processar Elon Musk, alegando fraude com acções. E determinou que Musk teria de abandonar o cargo de "chairman" da empresa, mantendo-se como presidente executivo. Além disso, a Tesla e Musk foram condenados ao pagamento de 20 milhões de dólares cada um.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais CEO Model Tesla Elon Musk SUV Twitter Securities Exchange Comission SEC presidente economia negócios e finanças Informação sobre empresasMais lidas
O Negócios recomenda