Vendas mundiais da Volkswagen caem em Outubro após escândalo
As vendas mundiais da marca Volkswagen caíram 5,3% em Outubro, o primeiro mês completo após o escândalo de manipulação de emissões ter sido descoberto.
PUB
O balanço fixou-se nos 490 mil carros comercializados, face aos 517.400 registados no período homólogo. É o oitavo mês consecutivo de queda na maior divisão do grupo automóvel alemão, mostram os dados divulgados esta sexta-feira, 13 de Novembro.
"A marca Volkswagen enfrenta tempos desafiantes", considerou o responsável de vendas Juergen Stackmann. "Não só enfrentamos o problema das emissões diesel e de dióxido de carbono como situações tensas nos mercados mundiais", acrescentou em comunicado.
PUB
No período acumulado entre Janeiro e Outubro, as vendas mundiais da Volkswagen caíram, em termos homólogos, 4,7% para os 4,84 milhões de viaturas comercializadas.
Portugal seguiu a tendência. Em Outubro, a marca alemã viu as vendas portuguesas cair 3,2%, para os 1.290 carros.
PUB
Em Setembro, a Volkswagen admitiu ter manipulado as emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.
No início de Novembro, revelou que o escândalo é ainda maior: há 800 mil carros com emissões de dióxido de carbono adulteradas, também em carros a gasolina.
PUB
O plano de correcção dos veículos nos países europeus arranca em Janeiro de 2016, embora ainda não estejam definidas medidas concretas a esse nível.
O grupo separou 8,7 mil milhões de euros para fazer face aos custos, mas tal não será suficiente. Os analistas estimam um encargo total de 35 mil milhões de euros, tendo em conta reparações, processos judiciais, indemnizações e ajustes fiscais.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Volkswagen Juergen Stackmann economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia economia (geral) escândalo poluição emissões ambienteMais lidas
O Negócios recomenda