pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CATL bate BYD no carregamento de um elétrico em cinco minutos

A maior fabricante mundial de baterias para automóveis elétricos promete mais de 500 quilómetros com uma única carga feita no mesmo tempo em que se atesta um depósito de combustível.

Qilai Shen/Bloomberg
21 de Abril de 2025 às 13:45

Tornar tão rápido o carregamento de uma bateria quanto atestar um depósito de combustível é, para muitos, a chave para revolucionar a mobilidade elétrica. A BYD foi a primeira a conseguir fazê-lo, conseguindo "atestar" em cinco minutos, mas foi agora ultrapassada pela CATL que no mesmo tempo conseguiu armazenar energia suficiente para mais quilómetros.

A maior fabricante mundial de baterias para automóveis elétricos apresentou uma nova versão da sua bateria topo de gama, denominada de Shenxing, com capacidade para armazenar energia para 520 quilómetros em apenas cinco minutos, segundo o Financial Times.

A CATL conseguiu, diz, suplantar a BYD que há pouco mais de um mês tinha revelado um novo sistema de carregamento que permite que as baterias dos seus modelos topo de gama possam percorrer 470 quilómetros após apenas cinco minutos ligados à corrente.

Está ao rubro a corrida aos carregamentos ultrarrápidos de baterias de veículos elétricos, com a indústria a procurar derrubar, assim, um dos travões à compra destes modelos: a ansiedade com a autonomia, associada aos elevados tempos de carregamento.

As empresas chinesas estão na frente desta corrida, liderando destacadas da concorrência de fabricantes como a Tesla, dos EUA, ou a Mercedes, da Alemanha. Enquanto o Model 3 permite carregar 321 quilómetros em 10 minutos, a marca da estrela revelou um CLA capaz de chegar aos 325 quilómetros nos mesmos 10 minutos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio