Dupla da Peugeot firme na liderança. Veja os 50 modelos mais vendidos em Portugal no 1.º semestre
A Peugeot ocupa as duas primeiras posições no Top 50 dos modelos mais vendidos em Portugal até junho. A Dacia destaca-se pelas fortes subidas em termos homólogos. Já a Mercedes-Benz é uma das marcas mais penalizadas. Veja os 50 modelos de automóveis ligeiros mais populares no mercado nacional até junho.
1.º Peugeot 2008
2.º Peugeot 208
3.º Renault Captur
4.º Citroën C3
5.º Dacia Sandero
6.º Dacia Duster
7.º Seat Arona
8.º Toyota Yaris
9.º Renault
10.º Toyota Corolla
10.º Peugeot 3008
12.º Seat Ibiza
13.º Fiat 500
14.º Mercedes Classe A
15.º Kia Stonic
16.º Opel Corsa
17.º BMW Série 1
18.º Peugeot 308
19.º Volvo XC40
20.º Hyundai Kauai
21.º Citroën C4
22.º Mitsubishi Space Star
23.º Toyota C-HR
24.º Nissan Juke
25.º Ford Puma
26.º BMW Série 3
27.º Mercedes Classe C
28.º Nissan Qashqai
29.º Hyundai Bayon
30.º Toyota Yaris Cross
31.º Citroën C3 Aircross
32.º Hyundai Tucson
33.º Fiat Tipo
34.º Hyundai i20
35.º BMW Série 5
36.º Volkswagen T-Cross
37.º Volkswagen Polo
38.º Cupra Formentor
39.º Tesla Model Y
40.º Renault Megane
41.º Volkswagen T-Roc
42.º Seat Leon
43.º Renault Arkana
44.º Nissan Leaf
45.º Opel Mokka
45.º Fiat Panda
47.º Nissan Micra
48.º Tesla Model 3
49.º Mini Mini
50.º Kia Rio
Com o mercado automóvel nacional em queda na primeira metade do ano, a Peugeot mantém e reforça mesmo a liderança nos modelos preferidos dos condutores portugueses. A "marca do leão" conta com os dois modelos de ligeiros de passageiros mais vendidos até junho: o 2008 e o 208.
No caso do líder 2008 as vendas subiram 4,9% face ao primeiro semestre de 2021, para 3.039 veículos - o que significa que um em cada 25 carros matriculados entre janeiro e junho foi um Peugeot 2008. Já o 208 sofreu uma quebra homóloga de 13,3%, para 2.550 unidades.
A fechar o pódio surge o Renault Captur, que, face ao primeiro trimestre deste ano, ultrapassa o Clio para se tornar o modelo mais popular da fabricante gaulesa. Nos primeiros seis meses do ano foram matriculados 2.276 unidades do Captur, menos 37% do que um ano antes.
Seguem-se o Citroën C3, com 2.048 viaturas vendidas, e a dupla da Dacia: o Sandero com 1.820 unidades e o Duster com 1.511 veículos. No caso do Sandero as vendas dispararam 72,2% face ao primeiro semestre do ano passado enquanto no Duster o crescimento atingiu os 97,5%.
O Top 10 conta ainda com o Seat Arona, Toyota Yaris, Renault Clio e, "ex-aequo", Toyota Corolla e Peugeot 3008.
Mercedes e BMW em forte quedaA Mercedes-Benz é uma das marcas com quedas mais pesadas no seus modelo mais popular. O Classe A viu as matrículas recuarem 52,6% em termos homólogos, tendo, contudo o Classe C apresentou uma subida de 31%. A marca alemã coloca apenas estes dois modelos no Top 50 (no conjunto de 2021 também o CLA e o Classe E integravam a lista dos 50 modelos mais vendidos).
A também germânica BMW, por seu turno, viu as vendas do Série 1 cairem 46,4% (cerca de menos mil unidades vendidas) face ao primeiro semestre do ano passado. No Série 3 a descida foi mais ligeira: 12,9%. Já no Série 5 a marca bávara aumentou as vendas em 19,7%.
Model Y mantém liderança na TeslaO Model Y segurou a liderança alcançada no primeiro trimestre como modelo mais popular da Tesla. Nos primeiros seis meses do ano foram matriculadas 576 unidades, mais 102 do que os 474 veículos do Model 3.
Nota ainda para o aumento da presença de modelos de marcas do Oriente no Top 50. A Toyota, Hyundai e Nissan colocam quatro modelos cada entre os mais populares até junho, enquanto a Kia é representada por dois modelos: o Stonic e o Rio.
Mais lidas