Notícia
Portugueses têm um novo carro preferido. Veja os 50 modelos mais vendidos em 2021
Após oito anos como modelo de ligeiro de passageiros mais vendido em Portugal, o reinado do Renault Clio chegou ao fim. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008

2.º Renault Clio

3.º Renault Captur

4.º Peugeot 208

5.º Mercedes Classe A

6.º Citroën C3

7.º Dacia Sandero

8.º BMW Série 1

9.º Toyota Yaris

10.º Peugeot 3008

11.º Opel Corsa

12.º Hyundai Kauai

13.º Seat Ibiza

14.º Volvo XC40

15.º Fiat 500

16.º Seat Arona

17.º Renault Megane

18.º Toyota Corolla

19.º Nissan Juke

20.º BMW Série 3

21.º Ford Puma

22.º Citroën C4

23.º Dacia Duster

24.º Hyundai i20

25.º Volkswagen T-Roc

26.º Ford Focus

27.º Kia Stonic

28.º Toyota C-HR

29.º Volkswagen Polo

30.º Nissan Micra

31.º Nissan Qashqai

32.º Volkswagen T-Cross

33.º Fiat Tipo

34.º Mercedes Classe C

35.º BMW Série 2

36.º Seat Leon

37.º Tesla Model 3

38.º Peugeot 308

39.º Nissan Leaf

40.º BMW X1

41.º Citroën C3 Aircross

42.º Hyundai Tucson

43.º Mitsubishi Space Star

44.º BMW Série 5

45.º Opel Crossland X

46.º Renault Zoe

47.º Mercedes CLA

48.º Kia Rio

49.º Audi A3

49.º Mercedes Classe E

- 21
- ...
Num ano em que a Peugeot quebrou a hegemonia de 23 anos da Renault no mercado automóvel nacional a marca do losango viu também interrompido o reinado de oito anos do Clio como modelo mais vendido.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
Já o Clio mantém o estatuto de modelo mais popular da Renault mas diminui o número de unidades matriculadas de 7.989 para 5.601. A fechar o pódio está outro modelo da marca do losango, o Captur, com 5.017 unidades, mais 786 do que em 2020.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.