Portugueses têm um novo carro preferido. Veja os 50 modelos mais vendidos em 2021
Após oito anos como modelo de ligeiro de passageiros mais vendido em Portugal, o reinado do Renault Clio chegou ao fim. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.
1.º Peugeot 2008
2.º Renault Clio
3.º Renault Captur
4.º Peugeot 208
5.º Mercedes Classe A
6.º Citroën C3
7.º Dacia Sandero
8.º BMW Série 1
9.º Toyota Yaris
10.º Peugeot 3008
11.º Opel Corsa
12.º Hyundai Kauai
13.º Seat Ibiza
14.º Volvo XC40
15.º Fiat 500
16.º Seat Arona
17.º Renault Megane
18.º Toyota Corolla
19.º Nissan Juke
20.º BMW Série 3
21.º Ford Puma
22.º Citroën C4
23.º Dacia Duster
24.º Hyundai i20
25.º Volkswagen T-Roc
26.º Ford Focus
27.º Kia Stonic
28.º Toyota C-HR
29.º Volkswagen Polo
30.º Nissan Micra
31.º Nissan Qashqai
32.º Volkswagen T-Cross
33.º Fiat Tipo
34.º Mercedes Classe C
35.º BMW Série 2
36.º Seat Leon
37.º Tesla Model 3
38.º Peugeot 308
39.º Nissan Leaf
40.º BMW X1
41.º Citroën C3 Aircross
42.º Hyundai Tucson
43.º Mitsubishi Space Star
44.º BMW Série 5
45.º Opel Crossland X
46.º Renault Zoe
47.º Mercedes CLA
48.º Kia Rio
49.º Audi A3
49.º Mercedes Classe E
Num ano em que a Peugeot quebrou a hegemonia de 23 anos da Renault no mercado automóvel nacional a marca do losango viu também interrompido o reinado de oito anos do Clio como modelo mais vendido.
O novo modelo preferido dos portugueses é o Peugeot 2008, que aumentou as vendas das 4.781 unidades em 2020 para 6.404 veículos e subiu da terceira posição para o topo da tabela.
Já o Clio mantém o estatuto de modelo mais popular da Renault mas diminui o número de unidades matriculadas de 7.989 para 5.601. A fechar o pódio está outro modelo da marca do losango, o Captur, com 5.017 unidades, mais 786 do que em 2020.
A Peugeot ocupa o quarto posto com o 208, que vendeu 4.834 unidades, o que representa mais 931 do que no ano anterior. Quanto ao Mercedes Classe A cai do segundo para o quinto lugar ao fechar o ano com 3.998 veículos entregues, quase menos dois mil do que em 2020.
Ainda no Top 10 surgem o Citroën C3, o Dacia Sandero, o BMW Série 1, o Toyota Yaris e o Peugeot 3008.
Entre as subidas do ano destacam-se o Sandero, que era apenas 13.º em 2020, o Toyota Yaris, que ocupava o 19.º posto no ano anterior, o Peugeot 3008 (18.º em 2020) e o Opel Corsa, que escalou da 22.ª para a 11.ª posição. Nota ainda para o Ibiza, que passou a ser o modelo mais vendido da Seat, passando de 26.º para 13.º modelo mais vendido em Portugal, e para o Hyundai i20, que avançou do 42.º para o 24.º posto.
Por último, a Kia, que não tinha qualquer modelo entre os 50 mais vendidos em 2020, coloca o Stonic na 27.ª posição e o Rio no 48.º lugar.
Pelo contrário, o Fiat 500 sofreu um tombo: caiu de nono para 15.º. Ainda mais expressiva foi a queda do Fiat Tipo, passando de décimo para 33.º. Também o Renaul Megane baixou de oitavo para 17.º.
Ainda do lado das quedas, o Ford Focus recua 15 degraus, sendo apenas o 26.º modelo mais vendido, atrás do surpreendente T-Roc, que se tornou o modelo mais popular da Volkswagen.
A Nissan viu também dois dos seus principais modelos descerem na tabela: o Qashqai passa de 17.º para 31.º e o Micra cai da 23.ª para a 30.ª posição, tendo o Juke passado a ser o modelo da marca nipónica mais vendido em Portugal.
Mais lidas