Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Renault falha pódio pela primeira vez numa década. Veja os modelos preferidos dos portugueses em 2022

Em 2021, o Renault Clio perdeu a liderança no mercado nacional. No ano passado, pela primeira vez em 10 anos, a marca do losango não tem nenhum modelo entre os três carros mais vendidos em Portugal. Descubra quais foram os 50 modelos de automóveis mais vendidos no ano passado.

1.º Peugeot 2008

1.º Peugeot 2008
6 001 unidades

2.º Dacia Sandero

2.º Dacia Sandero
5 054 unidades

3.º Peugeot 208

3.º Peugeot 208
5 008 unidades

4.º Renault Captur

4.º Renault Captur
4 722 unidades

5.º Renault Clio

5.º Renault Clio
4 175 unidades

6.º Citroën C3

6.º Citroën C3
3 940 unidades

7.º Opel Corsa

7.º Opel Corsa
3 301 unidades

8.º Mercedes-Benz Classe A

8.º Mercedes-Benz Classe A
3 048 unidades

9.º Dacia Duster

9.º Dacia Duster
2 963 unidades

10.º Fiat 500

10.º Fiat 500
2 934 unidades

11.º Peugeot 308

11.º Peugeot 308
2 615 unidades

12.º Toyota Yaris

12.º Toyota Yaris
2 594 unidades

13.º Seat Arona

13.º Seat Arona
2 315 unidades

14.º BMW Série 1

14.º BMW Série 1
2 165 unidades

15.º Volvo XC40

15.º Volvo XC40
2 162 unidades

16.º Seat Ibiza

16.º Seat Ibiza
2 145 unidades

17.º Nissan Qashqai

17.º Nissan Qashqai
2 046 unidades

18.º Hyundai Kauai

18.º Hyundai Kauai
1 987 unidades

19.º Ford Puma

19.º Ford Puma
1 983 unidades

20.º Kia Stonic

20.º Kia Stonic
1 980 unidades

21.º Toyota Corolla

21.º Toyota Corolla
1 921 unidades

22.º Peugeot 3008

22.º Peugeot 3008
1 887 unidades

23.º Fiat Panda

23.º Fiat Panda
1 748 unidades

24.º Tesla Model Y

24.º Tesla Model Y
1 731 unidades

25.º Hyundai i20

25.º Hyundai i20
1 695 unidades

26.º Fiat Tipo

26.º Fiat Tipo
1 674 unidades

27.º Citroën C4

27.º Citroën C4
1 659 unidades

28.º Mercedes-Benz Classe C

28.º Mercedes-Benz Classe C
1 597 unidades

29.º Renault Megane

29.º Renault Megane
1 500 unidades

30.º Volkswagen T-ROC

30.º Volkswagen T-ROC
1 497 unidades

31.º BMW Série 3

31.º BMW Série 3
1 495 unidades

32.º Volkswagen T-Cross

32.º Volkswagen T-Cross
1 456 unidades

33.º Nissan Juke

33.º Nissan Juke
1 444 unidades

34.º Ford Focus

34.º Ford Focus
1 411 unidades

35.º Citroën C3 Aircross

35.º Citroën C3 Aircross
1 370 unidades

36.º Toyota C-HR

36.º Toyota C-HR
1 311 unidades

37.º Toyota Yaris Cross

37.º Toyota Yaris Cross
1 293 unidades

38.º Hyundai Tucson

38.º Hyundai Tucson
1 291 unidades

39.º Volkswagen Polo

39.º Volkswagen Polo
1 278 unidades

40.º Mitsubishi Space Star

40.º Mitsubishi Space Star
1 275 unidades

41.º Cupra Formentor

41.º Cupra Formentor
1 183 unidades

42.º Opel Mokka

42.º Opel Mokka
1 131 unidades

43.º BMW Série 5

43.º BMW Série 5
1 124 unidades

44.º Volkswagen Taigo

44.º Volkswagen Taigo
1 104 unidades

45.º Mercedes-Benz CLA

45.º Mercedes-Benz CLA
1 097 unidades

46.º Kia XCeed

46.º Kia XCeed
1 077 unidades

47.º Audi A3

47.º Audi A3
1 013 unidades

48.º Ford Fiesta

48.º Ford Fiesta
1 013 unidades

49.º Hyundai Bayon

49.º Hyundai Bayon
1 008 unidades

50.º Nissan Micra

50.º Nissan Micra
993 unidades
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 15 de Janeiro de 2023 às 10:30
O Clio foi o modelo automóvel mais popular entre os portugueses durante oito anos, tendo perdido esse estatuto em 2021. No ano passado a Renault não conseguiu colocar qualquer modelo entre os três mais populares no mercado nacional.

O Top 10 dos carros preferidos em Portugal registou muitas alterações em 2022, embora o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança conquistada um ano antes. Ainda assim, o modelo mais popular da "marca do leão" viu as vendas encolherem em 403 unidades.

O ano passado foi marcado pela ascensão dos dois principais modelos da romena Dacia - pertencente ao grupo Renault - com o Sandero a escalar cinco posições para alcançar a vice-liderança e o Duster a subir do 23.º para o nono posto. Esta é a primeira vez que a Dacia consegue dois representantes no Top 10.

A Peugeot, por seu turno, coloca o 208 na terceira posição (um lugar acima do ranking de 2021), mas vê o 3008 cair do Top 10, ficando no 11.º posto.

Também a Renault consegue duas presenças entre os 10 modelos mais vendidos: o Captur ultrapassou o Clio para se tornar o modelo mais popular da marca, ocupando o quarto posto, enquanto o Clio ficou na quinta posição. Em 2021, o Clio era vice-líder e o Captur fechava o pódio. Já o Megane, tomba do 17.º para o 29.º posto.

O Citroën C3 manteve o sexto lugar, enquanto o Opel Corsa acelera para o Top 10 ao subir de 11.º para sétimo.

O Mercedes Classe A recua da quinta para a oitava posição e o Fiat 500 avança cinco degraus e passa a fechar o Top 10, retirando o Toyota Yaris (nono em 2021) dos 10 modelos mais populares entre os portugueses. Também a BMW perde o seu único representante no Top 10 - o Série 1 - que cai de oitavo para 14.º.

Mais abaixo na hierarquia, o Hyundai Kauai perde seis lugares, ficando apenas em 18.º, e o Ibiza perde o estatuto de principal modelo da Seat (16.º) para o Arona (13.º).

Na Nissan há também uma revolução entre os principais modelos: o Juke cai da 19.ª posição para o 33.º posto, enquanto o Qashqai sobe de 33.º para 17.º e o Micra afunda 20 lugares, ficando no 50.º lugar.

O T-Roc repete a liderança entre os modelos mais populares da Volkswagen, batendo por curta margem o T-Cross. Em 2021, o SUV contruído em Palmela superou também por poucas unidades o Polo, que agora cai para terceiro modelo mais popular da marca de Wolfsburgo.

Por último, destaque para o Model Y da Tesla, que em 2021 não figurava no Top 50 e agora surge na 24.ª posição, ao passo que o Model 3 desaparece da listagem.




Ver comentários
Saber mais Renault Peugeot Dacia modelos Clio Sandero Duster 3008 208 Fiat 500 BMW Mercedes Citroën C3 Classe A Opel Corsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio