pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Vendas de automóveis na UE com pior arranque do ano de sempre

O registo de novos automóveis voltou a cair em janeiro, renovando mínimos históricos do primeiro mês do ano na União Europeia. Associação de Fabricantes (ACEA) associa a quebra nas vendas à falta de semicondutores.

Vendas de carros
Vendas de carros Adré Areias/Lusa
17 de Fevereiro de 2022 às 10:32

O registo de novos carros continuou a cair em janeiro. Depois do mínimo histórico registado em 2021, voltou a contrair mais 6% em janeiro, para 682.596 unidades, num novo mínimo histórico do primeiro mês do ano.

Os dados são avançados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que associa a quebra de vendas à falta de semicondutores.

Vendas de carros
Vendas de automóveis na UE com pior arranque do ano de sempre

De acordo com os dados divulgados pela ACEA, em Portugal foram registados 9.829 carros no primeiro mês do ano, numa redução de 2%, abaixo da média europeia.

Grécia (-29%), França (-19%) e Finlândia (-16%) estão entre os países que registaram as maiores quebras, enquanto a Eslováquia (+73%) e a Roménia (+56%) registam os maiores aumentos homólogos neste primeiro mês do ano.

"Olhando para os quatro maiores mercados, houve quebras de dois dígitos em Itália (-19,7%), e França (-18,6%), enquanto na Alemanha houve um crescimento sólido (+8,5%) e em Espanha um aumento modesto (+1%)", lê-se no comunicado.

O grupo Stellantis, que inclui a Peugeot e a Fiat, registou a maior quebra (-16,8%), seguido do grupo Volkswagen (-7%), que a avaliar pelos registos vende o maior número de novos carros, e do grupo Renault (-3,5%).

Em crescimento estão grupos com um volume menor de vendas na União Europeia, caso do Hyundai (+28,7%) ou Toyota (+9.7%).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio