Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa de crédito ao consumo do CaixaBank inicia operação em Portugal

O CaixaBank Payments & Consumer vai atuar na área de meios de pagamento e de crédito ao consumo, com foco em soluções para o setor automóvel e do retalho.

Negócios jng@negocios.pt 01 de Outubro de 2019 às 10:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O CaixaBank Payments & Consumer, filial do grupo catalão que desenvolve atividades de meios de pagamento e de crédito ao consumo, iniciou operações em Portugal. A informação foi avançada, esta terça-feira, 1 de outubro, pelo CaixaBank, dono do BPI, em comunicado enviado às redações.

No segmento de meios de pagamento, as operações em Portugal vão incluir o negócio de emissão de cartões de crédito e de débito que foi adquirido pelo CaixaBank ao BPI no ano passado, bem como a carteira resultante de acordos com grandes distribuidores comerciais. Segundo foi comunicado à Autoridade da Concorrência em junho de 2018, o BPI encaixou 113 milhões de euros pela venda dos negócios relacionados com maios de pagamento.

Este negócio implicou a alienação da operação de instrumentos de pagamento (cartões de crédito e de débito) à CaixaBank Payments por 53 milhões de euros e da atividade de seguros de pagamento junto de estabelecimentos comerciais à Comercia por outros 60 milhões de euros.

A atividade do CaixaBank Payments & Consumer em Portugal vai abranger ainda o negócio de terminais de pagamento automático (TPA), também adquirido ao BPI, e o crédito ao consumo.

Nesta segunda área, a empresa pretende desenvolver soluções tecnológicas e de financiamento ao consumo para o setor automóvel e do retalho, conforme indica o comunicado. "Está igualmente a desenvolver uma solução integral de leasing, empréstimos ou renting de equipamentos (industriais, agrícolas, informáticos, etc.) dirigida ao mercado empresarial", aponta ainda.

Em Portugal, a empresa será liderada por Ana Vuelta, que contará com uma equipa inicial de 20 pessoas, que "crescerá em paralelo com o desenvolvimento do negócio". A empresa vai manter "uma parceria com o BPI, na qualidade de agente da área de meios de pagamento, que assegura a atividade comercial e o relacionamento com os clientes". A nível global, o chairman é Juan Alcaraz.

A CaixaBank Payments & Consumer resultou da fusão, concretizada em setembro, do CaixaBank Payments, CaixaBank Consumer Finance, PromoCaixa e outras 20 filiais do grupo. Em Espanha, conta com mais de 16 milhões de clientes, 18 milhões de cartões de crédito, uma carteira de crédito superior a 6.000 milhões de euros e uma equipa de 650 pessoas.
Ver comentários
Saber mais caixabank bpi crédito meios de pagamento
Mais lidas
Outras Notícias