Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parecer independente sobre venda de imóveis já chegou, diz CEO do Novo Banco

O Novo Banco solicitou um parecer independente para avaliar as vendas de imóveis. Operações que têm sido alvo de polémica.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 15 de Setembro de 2020 às 15:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O parecer independente pedido pelo Novo Banco a uma consultora internacional para avaliar as vendas de ativos imobiliários já chegou. A informação foi avançada esta terça-feira pelo presidente da instituição financeira, numa audição da comissão de Orçamento e Finanças.

"Espero que isto esclareça de uma vez por todas", afirmou António Ramalho, CEO do Novo Banco, aos deputados, dizendo ainda que vai deixar cópia deste parecer no Parlamento. E desvendou um pouco quais as conclusões desta análise. 

"Vou entregar na Assembleia da República, ainda que em resumo, o parecer que nos vem dizer aquilo que já tinha sido dito pela Alantra: que as vendas foram feitas acima do preço do mercado, que foram vendas de grande qualidade", afirmou Ramalho no Parlamento.


Em causa está uma análise à venda das carteiras Sertorius e Viriato e se foram seguidas as regras. Estas operações têm provocado polémica, seja pelas perdas provocadas, como pelas dúvidas levantadas relativamente aos beneficiários últimos. 

O primeiro-ministro, António Costa, chegou a enviar uma carta para a Procuradoria-Geral da República a pedir que estas operações fossem analisadas, depois de o presidente do PSD ter dito que o banco estava a vender ao "desbarato". O Ministério Público disse recentemente que não encontrou provas que sustentem esta acusação.

(Notícia atualizada.)
Ver comentários
Saber mais Novo Banco António Ramalho Banco Espírito Santo Deloitte
Mais lidas
Outras Notícias