pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Parecer independente sobre venda de imóveis já chegou, diz CEO do Novo Banco

O Novo Banco solicitou um parecer independente para avaliar as vendas de imóveis. Operações que têm sido alvo de polémica.

antonio ramalho, novo banco
antonio ramalho, novo banco
15 de Setembro de 2020 às 15:56

O parecer independente pedido pelo Novo Banco a uma consultora internacional para avaliar as vendas de ativos imobiliários já chegou. A informação foi avançada esta terça-feira pelo presidente da instituição financeira, numa audição da comissão de Orçamento e Finanças.

"Espero que isto esclareça de uma vez por todas", afirmou António Ramalho, CEO do Novo Banco, aos deputados, dizendo ainda que vai deixar cópia deste parecer no Parlamento. E desvendou um pouco quais as conclusões desta análise. 

"Vou entregar na Assembleia da República, ainda que em resumo, o parecer que nos vem dizer aquilo que já tinha sido dito pela Alantra: que as vendas foram feitas acima do preço do mercado, que foram vendas de grande qualidade", afirmou Ramalho no Parlamento.

Em causa está uma análise à venda das carteiras Sertorius e Viriato e se foram seguidas as regras. Estas operações têm provocado polémica, seja pelas perdas provocadas, como pelas dúvidas levantadas relativamente aos beneficiários últimos. 

O primeiro-ministro, António Costa, chegou a enviar uma carta para a Procuradoria-Geral da República a pedir que estas operações fossem analisadas, depois de o presidente do PSD ter dito que o banco estava a vender ao "desbarato". O Ministério Público disse recentemente que não encontrou provas que sustentem esta acusação.

(Notícia atualizada.)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio