Mercadona constrói bloco logístico em Almeirim para servir Lisboa

A retalhista espanhola já comprou um terreno no distrito de Santarém para avançar com a infraestrutura de apoio à expansão da rede de supermercados na região da capital. "Precisamos de ser mais portugueses", admite Juan Roig.
Mercadona constrói bloco logístico em Almeirim para servir Lisboa
António Larguesa 20 de Abril de 2021 às 12:26

A Mercadona vai construir um bloco logístico em Almeirim, no distrito de Santarém, uma infraestrutura necessária para suportar a expansão da retalhista no sul de Portugal, em particular para o distrito de Lisboa, onde prevê abrir os primeiros supermercados em 2022.

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A confirmação chegou esta manhã pela voz do próprio presidente da empresa, Juan Roig, durante a apresentação de resultados do grupo em 2020. No primeiro ano completo em Portugal atingiu vendas de 186 milhões de euros, tendo comprado também 369 milhões de euros a fornecedores portugueses.

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"Assinámos já o bloco logístico, que ficará a 60 quilómetros de Lisboa. (…) Esperamos ter as autorizações para começar a construção. Se as tivéssemos amanhã, amanhã começaríamos a construir", sublinhou o empresário, que estima investir mais 150 milhões de euros em 2021 deste lado da fronteira, incluindo para a abertura de nove supermercados nos distritos de Braga, Porto e Aveiro.

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Esta mega infraestrutura logística de 420 mil metros quadrados será totalmente automatizada e terá uma capacidade projetada já para quando a marca tiver 150 lojas no país. Será dez vezes maior do que aquela que abriu em 2017 na Póvoa de Varzim para, dois anos depois, arrancar com a operação comercial no norte do país.

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Elena Aldana, a porta-voz da empresa em Portugal, assinalou em junho do ano passado que este bloco logístico tem "uma dimensão enorme para a escala de Portugal" e detalhou que "vai servir também a zona Centro, o Alentejo, o Algarve e dar ainda apoio a Espanha porque muitas mercadorias entram [na Europa] através dos portos portugueses".

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Mais portugueses "de verdade"

 

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Em 2021, a empresa sediada em Valência vai inaugurar mais nove supermercados – Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Felgueiras, Valongo, Santa Maria da Feira e Espinho – e criar 500 novos postos de trabalho, que somam às mais de 1.700 pessoas já contratadas no país (800 durante o ano passado).

 

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Juan Roig assinalou que o plano é abrir à volta de uma dezena de supermercados por ano em Portugal, onde, tal como em Espanha, "[tem] ainda muito a fazer nos próximos cinco, seis ou sete anos", antes de pensar entrar noutros mercados internacionais, como França ou Itália.

Portugal foi o primeiro destino de internacionalização da marca que lidera o mercado no país vizinho (quota de 26,4% em 2020). Começou por instalar a sede no Porto, na zona da Boavista, mas acabou por saltar o rio Douro e mudá-la para os novos escritórios centrais em Vila Nova de Gaia.

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Questionado sobre quais os aspetos que tem de afinar em Portugal, o presidente referiu "melhorar a qualidade dos produtos" e, por outro lado, "[serem] mais portugueses". "Não somos ainda suficientemente portugueses e precisamos de sê-lo. Não [falo] de marketing, mas de verdade. Conhecendo os costumes e as necessidades diferentes que têm os clientes portugueses", insistiu.

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Com 20 lojas abertas atualmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, Juan Roig assegurou ainda que "quanto mais [a empresa conhece] os consumidores portugueses, mais sobe as vendas". E contabilizou ainda com "orgulho" que a venda média por loja em Portugal é cerca de 10% superior à registada em Espanha.

A retalhista tem em funcionamento, desde 2017, um centro de coinovação em Matosinhos para conhecer as preferências dos clientes portugueses e adaptar os produtos. E no próximo outono prevê abrir outro semelhante na zona de Lisboa, onde já tem um escritório. É que "pode haver gostos distintos" no sul do país, como notou anteriormente Elena Aldana, lembrando que em Espanha cerca de 20% do sortido é adaptado à região.

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