Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Glovo adquire portuguesa Mercadão e rival espanhola após ronda de financiamento de 450 milhões

Empresa de entregas de refeições e outros produtos está às "compras" em Portugal e Espanha, onde acaba de adquirir as rivais Mercadão e Lola Market.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 14 de Setembro de 2021 às 09:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Glovo chegou a acordo para a compra de duas empresas de entregas rápidas na Península Ibérica depois de ter protagonizado uma ronda de financiamento de 450 milhões de euros no início deste ano, anunciou a companhia espanhola em comunicado nesta terça-feira.

Em Portugal, a companhia catalã adquiriu a Mercadão, um "marketplace" onde é possível comprar produtos de lojas como o Pingo Doce ou a Decathlon. Em Espanha, comprou a Lola Market que tem disponíveis produtos de supermercados como o Lidl, o Carrefour ou o Minipreço. Não foi divulgado o valor pago por cada uma das entidades.

A companhia catalã explica que, apesar de aquisição, ambas as empresas vão continuar a operar de forma independente da Glovo e serão ambas lideradas pelo português Gonçalo Soares da Costa, que é atual CEO da Mercadão. O objetivo da empresa passa por replicar o modelo de negócios da Mercadão e da Lola Market noutros países em que a Glovo já opera, começando a expansão para Itália e Polónia, numa fase inicial.

"
Tanto a Lola Market como a Mercadão são plataformas de entrega que conectam supermercados, mercados tradicionais e lojas locais independentes com os clientes. A Lola Market opera em Espanha enquanto a Mercadão é exclusiva para Portugal, no entanto, as duas empresas têm um portefólio de mais de 30 parceiros nos dois países", diz o mesmo documento partilhado hoje no site da Glovo.

Gonçalo Soares da Costa afirma que "a Glovo tem uma visão muito ambiciosa para o futuro da mercearia eletrónica na Europa e estamos entusiasmados por fazer parte. Acreditamos que a experiência e o talento combinados das equipas da Mercadão e da Lola Market, juntamente com o alcance internacional da Glovo, nos permitirá oferecer um serviço de entrega verdadeiramente incomparável aos clientes".

Em maio deste ano, a Glovo anunciou que ia abrir mais 16 armazéns urbanos até agosto em Portugal, com o objetivo de alargar a mais cidades portuguesas, como o Porto, o serviço "Quick Commerce" (Q-commerce), focado em "entregas ultrarrápidas" de todo o tipo de produtos, num tempo inferior a 30 minutos.

Até então, esta plataforma tecnológica, que está disponível em mais de 60 cidades portuguesas, dispunha apenas de uma infraestrutura logística própria em Lisboa, que começou a operar em maio do ano passado.

(Notícia atualizada com alteração aos valores da aquisição às 10:54. O montante total da compra não foi divulgado por nenhuma das empresas)
Ver comentários
Saber mais Glovo said Península Ibérica Portugal Mercadão Decathlon Pingo Doce The company bought Delivery Hero SE’s Europe through economia negócios e finanças bens de consumo
Outras Notícias