pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

BCP avança para despedimento coletivo de 62 trabalhadores

Numa comunicação dirigida aos funcionários do banco, esta sexta-feira, o CEO, Miguel Maya, refere que não foi possível concluir o processo de ajustamento do quadro de pessoal pela via negocial.

Mariline Alves
10 de Setembro de 2021 às 20:09

Miguel Maya, CEO do Millennium BCP, enviou esta sexta-feira uma mensagem a todos os colaboradores do banco a indicar que a empresa vai avançar formalmente com um procedimento de despedimento coletivo. Na comunicação a que o Negócios teve acesso, o responsável adianta que o processo abrange "10 áreas/direções e um total de 62 trabalhadores".

"Apesar dos esforços efetuados não foi possível, como se pretendia, concluir este processo exclusivamente pela via negocial", indica Miguel Maya, que indica que a preferência da empresa era a de resolver a situação pela via do mútuo acordo.

"Apresentámos as condições financeiras que considerámos exequíveis aos trabalhadores identificados para o efeito, incorporámos sugestões que recebemos ao longo das interações com a Comissão de Trabalhadores e Representantes dos Sindicatos e falámos com toda a organização sempre com transparência", refere. Contudo, "era imprescindível assegurar que a redução do quadro de pessoal fosse alinhada e compatível com as necessidades efetivas do banco."

Adiantando que a via negocial resolveu a situação de 80% dos trabalhadores abrangidos, ficou a faltar um total de 62 trabalhadores de 10 áreas, que avançam agora para o procedimento de despedimento coletivo.

"Os trabalhadores abrangidos por este procedimento foram envolvidos na fase prévia de negociação e serão individualmente informados através de comunicação específica da direção de recursos humanos, sendo que toda a documentação necessária, tal como a indicação dos motivos para o despedimento e os critérios de identificação dos trabalhadores abrangidos, será hoje enviada à Comissão de Trabalhadores", pode ler-se.

O processo seguirá agora os trâmites legais, terminando Miguel Maya a reconhecer o esforço de todos, durante esta fase complicada do BCP. "Após concluirmos esta etapa muito difícil da vida do banco estaremos mais bem preparados para continuar a trilhar o caminho do sucesso sustentável, o qual, com o esforço de muitos, dos que ficam, mas também de trabalhadores que agora saem, temos conseguido prosseguir."

Esta tarde, os seis sindicatos do setor bancário anunciaram, após terem reunido com a administração do BCP, que vão avançar com uma greve conjunta contra os despedimentos no banco. A data da greve deverá ser anunciada na próxima semana.

(Notícia atualizada às 20:24)

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.