Empresas são unânimes: a Black Friday este ano bateu recordes
A Black Friday de 2022 foi diferente do ano anterior, e pela positiva. Várias são as fontes que o corroboram.
Várias empresas e serviços de compras mostraram-se unânimes em relação à edição deste ano da Black Friday, celebrada a 25 de novembro. O saldo foi muito positivo. Na semana que anteceu a data, o KuantoKusta registou mais de 1.66 milhões de pesquisas de produtos. E no dia 25 em concreto, as pesquisas foram mais de 430 mil. O comparador de preços aponta que este ano os portugueses tenham gasto mais 5,7% em relação ao ano passado. Ainda assim, sublinha a plataforma, as descidas de preços foram relativamente contidas em comparação com anos anteriores.
Por outro lado, a faturação com cartão cresceu 11% este ano, concluiu a Reduniq, marca comercial da Unicre e rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros. Face a 2021 a faturação da Black Friday, a 25 de novembro, cresceu 6% e a da Cyber Monday, a 28 de novembro, cresceu 10%. "Este aumento está relacionado com o facto de cada vez mais consumidores aderirem aos pagamentos eletrónicos", esclarece Tiago Oom, diretor comercial da Unicre e porta voz do Reduniq Insights.
A marca com especialização no mercado de pagamentos diz ainda que cada consumidor gastou, em média, o mesmo valor do ano passado, mas realizou mais 5% de compras. Tiago Oom volta a explicar: "este fenómeno pode ser justificado pela alteração do cabaz de consumo e pela consciencialização dos consumidores no tema da inflação".
O Negócios já tinha indicado que a quantidade de consumidores em loja este ano foi mais baixo, mas a Black Friday online e a Cyber Monday atingiram um recorde histórico ao ultrapassar um lucro de 270 milhões de euros. A Salesforce reforçou aquilo que já se tem vindo vindo a observar: "os padrões digitais estabelecidos durante a pandemia ainda são uma força nesta temporada natalícia". "A Cyber Week teve uma maior atividade por parte das marcas e os consumidores responderam na mesma moeda", diz Rob Garf, vice-Presidente da Salesforce. Também com base nos dados SIBS Analytics, mais de um quinto do valor gasto nesta Black Friday, 22%, foi em compras online. Um crescimento de 4% relativamente ao ano passado.
O Negócios já tinha indicado que a quantidade de consumidores em loja este ano foi mais baixo, mas a Black Friday online e a Cyber Monday atingiram um recorde histórico ao ultrapassar um lucro de 270 milhões de euros. A Salesforce reforçou aquilo que já se tem vindo vindo a observar: "os padrões digitais estabelecidos durante a pandemia ainda são uma força nesta temporada natalícia".
O MBWay foi também motivo de destaque. A SIBS divulgou que, devido à conveniência, simplicidade e segurança da aplicação, o MB WAy foi utilizado 17,3 vezes mais nas compras físicas do que em 2019. No online foi utilizado 5,9 vezes mais. A quantidade de dias dedicados a campanhas promorcionais tem se extendido para lá da Black Friday. A Black Week, entre 21 e 28 de novembro, verificou um aumento de 12% no total de compras em relação ao ano passado.
A tecnologia voltou a dominar as compras do consumidores portugueses, desde computadores a televisões, passando por smartphones e portáteis. De acordo com o KuantoKusta o destaque foi para uma Air Fryer da Xiaomi. A Reduniq também verificou que os setores da moda, dos eletrodomésticos, da tecnologia e dos artigos de decoração apresentaram performances positivas relativamente a 2021, representando cerca de 25% do total de faturação. Já a SIBS diz que as categorias de moda e acessórios; beleza, cosméticos e perfumes; material desportivo e recreativo; jogos, brinquedos e bens de puericultura continuam a registar os maiores crescimentos face à média diária do mês de novembro. No top 5 foram incluídos os artigos de decoração e sairam os artigos de tecnologia.
A Reduniq também verificou que os setores da moda, dos eletrodomésticos, da tecnologia e dos artigos de decoração apresentaram performances positivas relativamente a 2021, representando cerca de 25% do total de faturação.
Já a SIBS diz que as categorias de moda e acessórios; beleza, cosméticos e perfumes; material desportivo e recreativo; jogos, brinquedos e bens de puericultura continuam a registar os maiores crescimentos face à média diária do mês de novembro. No top 5 foram incluídos os artigos de decoração e sairam os artigos de tecnologia.
Nesta "sexta-feira negra" foram os homens os que mais compraram, com uma percentagem de 59,41% dos consumidores, bem como a faixa etária acima de 35 anos, revela o KuantoKusta. Coimbra, Braga e Bragança foram os distritos que verificaram o maior crescimento face à média do mês de novembro. Santarém e Portalegre ficaram no fim da lista, com o menor crescimento, indica uma análise da SIBS.
Mais lidas