Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nabeiro: Salários na pandemia? "Pagámos do nosso bolso"

O comendador Rui Nabeiro foi a personalidade escolhida para o lançamento da segunda edição do Negócios Sustentabilidade 20|30. Numa entrevista de vida, o fundador da Delta Cafés conta-nos como viveu o perído da pandemia e como decidiu não recorrer ao lay-off para garantir o pagamento dos vencimentos.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

Em plena pandemia, com as vendas em queda abrupta e a fábrica particamente parada, Rui Nabeiro juntou a família à mesa da administração para decidir a resposta que o grupo daria à crise. Numa entrevista de vida ao Negócios no âmbito da Iniciativa Sustentabilidade 20|30, cuja segunda edição arranca agora, o empresário explica que recusou ir a correr pedir ajuda ao Estado. "Isso deu uma força exterior enorme", afirma emocionado na entrevista.

"Nós temos de saber o que queremos na vida e quando veio esta desgraça [a pandemia] pensámos, numa reunião da administração, sobre o que faríamos. Não vendíamos, parou tudo… E tínhamos de pagar [aos funcionários]. Não fomos ao lay-off para dizer está aqui o dinheiro, não, esse dinheiro era mais lento e diferente. Pensámos que íamos pagar do nosso bolso, porque ainda havia meios suficientes para o fazer", conta o também comendador, adiantando que "os salários foram sempre pagos no dia habitual".

"E quando chegasse o momento de não podermos mais, aí tínhamos o direito de os nossos governantes repararem que não fomos a correr a buscar lá o dinheiro, fomos buscar primeiro o nosso dinheiro", diz orgulhoso. Para Rui Nabeiro, "isso foi a coisa que mais marcou" durante a pandemia. "E que mais satisfação me deu, poder responder de forma diferente", acrescenta.

Para o empresário, não ir a correr pedir a ajuda do Estado é uma forma de demonstrar que as empresas podem atuar de forma diferente quando são desafiadas pela crise. "Podem e devem", frisa. "Nesse aspeto, sou sempre um sonhador do bem-fazer. Não sei se é um defeito ou uma virtude, mas não abuso dela… Vivo-a, sinto-a e sei o caminho que tenho de percorrer."

Iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30

Além da entrevista de vida a Rui nabeiro, no âmbito do Negócios Sustentabilidade 20|30 serão realizadas oito talks e uma grande conferência em que os temas e as problemáticas relacionadas com a sustentabilidade estarão no topo das preocupações e dos discursos como forma de combater as alterações climáticas e ganhar o futuro. Além disso, a edição deste ano contará com 13 podcasts em que serão entrevistadas personalidades e especialistas que têm uma palavra a dizer no domínio da sustentabilidade.

A entrevista a Rui Nabeiro pode ser lida na edição em papel do  Jornal de Negócios desta quarta-feira e será transmitida na íntegra, às 21h00, no site do Jornal de Negócios.

Ver comentários
Saber mais Negócios Sustentabilidade Rui Nabeiro
Outras Notícias