Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Resultados dos CTT "confirmam tendência de recuperação" mas ações reagem em queda

As ações dos CTT já estiveram hoje a cair mais de 6% apesar de, segundo o CaixaBank BPI, os resultados e as previsões para 2021 terem sido positivos, por confirmarem a tendência de recuperação da cotada.

O presidente dos CTT, João Bento, defende que é preciso “reinventar a natureza do serviço público”.
Hugo Rainho
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 17 de Março de 2021 às 10:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O CaixaBank BPI ficou agradado com os resultados do quarto trimestre que os CTT apresentaram ontem após o fecho da sessão, bem como com as expectativas da companhia para este ano, considerando que "confirmam a tendência de recuperação".

"Os CTT apresentaram um bom conjunto de resultados", escrevem os analistas do banco numa nota de "research", onde destacam o crescimento das receitas (+5%) e do EBITDA (+16%) no quarto trimestre de 2020, o que compara com quedas no acumulado dos primeiros nove meses do ano (entre janeiro e setembro as receitas desceram 1% e o EBITDA desceu 21%).

Para o analista Filipe Leite os resultados do quarto trimestre "confirmam a tendência de recuperação suportada pelo forte crescimento" da divisão de encomendas (E&P), que viu as receitas dispararem 45% no trimestre, com a margem EBITDA a subir 11 pontos percentuais.

Os CTT fecharam o exercício de 2020 com lucros de 16,7 milhões de euros, menos 42,9% % face aos 29 milhões registados no ano anterior. A quebra nos lucros é justificada pela "interrupção do correio" durante o período de confinamento e pela "lenta recuperação subsequente", dado o "insustentável enquadramento regulatório e de preços" aplicável aos CTT.

No quarto trimestre as receitas ficaram 2% abaixo do esperado pelo CaixaBank BPI, mas o EBITDA foi 5% superior ao previsto. Na globalidade do ano a empresa cumpriu o "guidance" de um EBITDA acima de 90 milhões de euros.

Nas perspetivas para 2021, a empresa espera "apresentar um crescimento de um dígito elevado no que se refere aos rendimentos operacionais, EBITDA a crescer dois dígitos, EBIT superior a 50 milhões de euros e investimento de 35 milhões, dos quais 15 milhões referentes a investimento em crescimento". 

O CaixaBank BPI ficou agradado com o "guidance" para este ano, pois está a apontar para uma subida de apenas 4% nas receitas e um EBIT de 45 milhões de euros.

No que diz respeito ao dividendo, os analistas não estavam a contar com qualquer remuneração, depois de a proposta de 11 cêntimos por ação do ano passado ter sido cancelada. No comunicado com a apresentação dos resultados os CTT propõem um dividendo de 8,5 cêntimos por ação.

Ações caem

Apesar dos comentários positivos dos analistas, a reação das ações está a ser negativa, invertendo a tendência de alta das últimas sessões.

Os títulos caem 2,05% para 2,86 euros, aliviando de uma queda máxima de 6,85% logo no arranque da sessão. Esta é a primeira sessão negativa em cinco, sendo que nas últimas quatro as ações ganharam 15%. Desde o início do ano os CTT acumulam uma valorização de 21,7%.

Os analistas do CaixaBank BPI recomendam comprar as ações com um preço-alvo de 2,90 euros.

Ver comentários
Saber mais ctt resultados
Outras Notícias