pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Savannah Resources angaria 12 milhões para acelerar exploração de lítio na mina do Barroso

A empresa britânica que detém os direitos de exploração de lítio na mina do Barroso, em Boticas, vai ao mercado angariar capital para investir em Portugal.

 Savannah David Archer
Savannah David Archer Bruno Colaço
21 de Abril de 2021 às 13:16

A britânica Savannah Resources, que detém os direitos de exploração de lítio na mina do Barroso, em Boticas, lançou um aumento de capital para angariar no mercado 10,3 milhões de libras, o equivalente a 11,9 milhões de euros.

A empresa vai colocar 257.968.785 novas ações junto de um conjunto de investidores, com o objetivo de acelerar o projeto da exploração de lítio em Portugal. A operação será realizada através de um "accelerated bookbuild" (ABB), através do qual os bancos colocam ações junto de investidores institucionais. 

Em comunicado, a Savannah Resources, liderada por David Archer, diz-se "empenhada em tornar-se na maior produtora de espodumena de lítio da Europa", em resultado da exploração da Mina do Barroso. 

O montante que resultar da operação "será alocado ao progresso" das operações na mina, garante a empresa. "Isto inclui uma expansão da equipa do projeto para a preparação da próxima fase de desenvolvimento". A empresa compromete-se a conduzir também "mais explorações" para aumentar os recursos da mina do Barroso, e a "avaliar oportunidades para maximizar as suas credenciais ESG".  

A operação vai complementar o Estudo de Viabilidade Definitiva do projeto, que será financiado pela Galp, que em janeiro anunciou a compra de 10% da mina do Barroso, e de metade da sua produção de lítio, para o qual prevê um investimento de 6,4 milhões de dólares, cerca de 5,3 milhões de euros. 

"A Savannah está atualmente a finalizar o investimento e os acordos para a aquisição de concentrado de espodumena com a Galp", refere a empresa. 

Na semana passada, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considerou "conforme" o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto de exploração de lítio da Mina do Barroso em Boticas, e o seu envio para consulta pública. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio