Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Costa: "Não temos nenhuma reserva" na OPA dos chineses sobre a EDP  

"Nós somos um país aberto. Não temos uma visão fechada", adiantou António Costa, afirmando que os investidores chineses "têm sido sempre muito respeitadores da legalidade do nosso país".

Lusa
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 11 de Maio de 2018 às 21:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...

"Não temos nenhuma reserva a opor". Foi desta forma que o primeiro-ministro, António Costa, reagiu à notícia de que os investidores chineses, maiores accionistas da EDP, vão avançar com uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade do capital da eléctrica.

 

Em declarações transmitidas pela SIC e quando a oferta não é ainda oficial, António Costa lembrou que "as coisas têm corrido bem em Portugal" e os chineses "têm sido bons investidores", citando os exemplos da REN, EDP e "outros sectores".

 

A China Three Gorges (CTG) quer passar a controlar totalmente a EDP. O maior accionista da EDP (23%) vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) para ficar com 100% da eléctrica portuguesa, de acordo com o Financial Times.

notícia da OPA foi lançada inicialmente pelo jornal Expresso esta sexta-feira, 11 de Maio, que destaca que o Governo português não deverá colocar entraves à operação

 

"Nós somos um país aberto. Não temos uma visão fechada", adiantou António Costa, afirmando que os investidores chineses "têm sido sempre muito respeitadores da legalidade do nosso país" e "têm tido sempre uma actuação correcta e empenhada e eu acho que o que importa é que os accionistas possam avaliar o projecto".

 

"Mais importante do que saber quem são os accionistas, é saber qual é o projecto que têm para a empresa e o que desejam para a empresa. Essa é que é a questão essencial", acrescentou.

 

O primeiro-ministro acrescentou que "o governo não tem que ser informado do negócio", pois "a EDP é uma empresa privada" e "o Estado não tem nenhuma participação na empresa e por isso deixemos o mercado funcionar".

 

Ver comentários
Saber mais António Costa EDP OPA
Outras Notícias