Iberdrola quer vender 49% de portefólio renovável em Portugal ao Norges Bank
No início de 2023, o fundo soberano da Noruega já tinha comprado 49% de um portefólio de centrais solares e parques solares em Espanha, com uma capacidade de 1,21 GW, por 600 milhões de euros.
No seu plano estratégico até 2025, a Iberdrola tem como meta vender 4,9 mil milhões de euros em ativos próprios e angariar ainda 2,6 mil milhões de euros adicionais através da alienação de participações minoritárias em projetos de energia limpa. Até agora, a elétrica já ultrapassou esta meta com a venda de várias centrais a gás no México por 5,7 mil milhões de euros em abril de 2023.
Além disso, a elétrica está também a tentar vender outras participações minoritárias em alguns projetos, como é exemplo o portfólio português de 300 MW, para manter o controlo maioritário, enquanto encaixa o capital necessário para pagar dívidas e reduzir o custo de capital, escreve a Bloomberg.
O fundo soberano da Noruega, sediado em Oslo, quer dirigir a sua estratégia de investimento para energia limpa, armazenamento e transmissão. Em 2021 comprou 50% de um parque eólico na Holanda por cerca de 1,4 mil milhões de euros em 2021.
Mais lidas